Biden deve nomear crítica de Bolsonaro para a Secretaria do Interior

Deb Haaland deve se tornar a primeira indígena a ocupar o cargo que cuida dos recursos naturais do país. Ela conhece bem Bolsonaro

1

A congressista Deb Haaland deve se tornar em 2021 a primeira indígena a comandar a Secretaria do Interior dos Estados Unidos. Pelo menos é isso o que diz o jornal The New York Times. Trata-se portanto de uma nomeação histórica.

Mas por que essa indicação interessa ao Brasil? É que Deb é uma crítica ferrenha do brasileiro Jair Bolsonaro. Em diversas oportunidades, ela fez pressão como congressista para separar os laços de apoio entre os Estados Unidos e o Brasil por causa do presidente brasileiro.

A grande divergência de Deb com Bolsonaro é a questão ambiental. Em junho deste ano, ela assinou uma carta que pedia que os deputados brasileiros não aprovassem aquilo que chamou de “PL da Grilagem”. A carta, aliás, chegou nas mãos do presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

Em julho, ela voltou a criticar o presidente brasileiro. Ela liderou um grupo de deputados democratas que pediram para que o Governo dos Estados Unidos não se aproximasse demais do Governo do Brasil. Isso pelo menos enquanto Bolsonaro seguir no poder no país sul-americano.

Em outubro ela voltou a criticar Bolsonaro. “Infelizmente, Bolsonaro nos mostrou repetidamente que não tem consideração pelos direitos humanos, direitos civis, meio ambiente ou comunidades marginalizadas do Brasil”, disse ela em entrevista para um jornal brasileiro.

Crítica de Bolsonaro

Do ponto de vista funcional, especialistas acreditam que a força de Deb no Governo não será tamanha a ponto de decidir os rumos da política externa. Assim, ela provavelmente não vai poder comandar uma ruptura ou algo semelhante com o Brasil.

Seja como for, se a escolha se confirmar, Biden vai dar um sinal de que ele próprio não fará questão de se aproximar de Bolsonaro. Vale lembrar que o presidente brasileiro foi o último líder de um grande país a reconhecer a vitória do democrata nos Estados Unidos. 

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.