Bicarbonato: O que é, Para que Serve, Como usar?

0

O bicarbonato de sódio é um pó cristalino branco mais conhecido pelos químicos como bicarbonato de sódio, bicarbonato de sódio ou bicarbonato de sódio.

É classificado como um sal ácido, formado pela combinação de um ácido (carbônico) e uma base (hidróxido de sódio). Sendo assim, reage com outros produtos químicos em uma forma alcalina moderada. Sob condições de temperatura acima de 149° C, o bicarbonato de sódio se decompõe em carbonato de sódio (uma substância mais estável), água e dióxido de carbono.

A fórmula do bicarbonato é NaHCO3. Portanto, combina os seguintes elementos:

  • Sódio (Na);
  • Hidrogênio (H);
  • Carbono (C);
  • Oxigênio (O);

As propriedades químicas do bicarbonato

O bicarbonato é conhecido por sua ampla gama de aplicações. Incluindo limpeza, desodorização, extinção de incêndio ou propriedades alimentares. Ele também neutraliza muito bem os odores, ao invés de mascará-los.

Portanto, se usa frequentemente em receitas de sais de banho ou desodorantes em pó para o corpo. Ele tende a manter um pH em 8,1 (7 sendo pH neutro) mesmo quando ácidos (em pH mais baixo) se adicionam à solução.

Uso doméstico

Por isso, é um ingrediente efervescente antiácido muito bom, usado por exemplo em produtos de limpeza para dentaduras. Quando usado como limpador em forma de pasta ou seco em uma esponja úmida, sua estrutura cristalina fornece uma abrasão suave que ajuda a remover a sujeira. Entretanto, sem arranhar as superfícies sensíveis. O elemento também se usa como agente de fermentação na fabricação de produtos de panificação, como pão ou panquecas.

Uso industrial

Além de seu uso doméstico, o bicarbonato de sódio também tem muitas aplicações industriais. Por exemplo, o bicarbonato de sódio libera dióxido de carbono quando se aquece. Já que como o dióxido de carbono é mais pesado do que o ar, ele pode abafar as chamas retendo oxigênio, tornando o bicarbonato de sódio um agente útil em extintores.

Além disso, também se usa no controle da poluição do ar, pois absorve dióxido de enxofre e outras emissões de gases ácidos. Suas ações também se estendem ao curtimento de couro, fabricação de borracha e plástico, papel, processamento têxtil e tratamento de água (pois reduz os níveis de chumbo e outros metais pesados).

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.