Confira aqui a nova lista de doenças do INSS para a concessão de benefícios sem carência.
No dia 1 de setembro de 2022, o Instituto Nacional do Seguro Social, ou INSS, ampliou a lista de doenças que podem ser concedidas sem que o segurado precise cumprir carência.
A carência corresponde ao tempo mínimo de meses que o segurado ou seu dependente tenham pago ao INSS, para ter direito ao recebimento do benefício.
Desse modo, caso o segurado seja capaz de provar que possui uma doença grave que o impeça de trabalhar, ele ficará totalmente isento de pagar esse período mínimo de contribuição. Mas é necessário que ele esteja na qualidade de um segurado.
Nesse mesmo dia, o DOU (ou Diário Oficial da União) publicou que a portaria do INSS aumentou a lista de doenças, e não só para aposentadoria por invalidez, mas também para conceder o auxílio para incapacidade temporária, que é o auxílio-doença.
Antes dessa nova publicação, eram apenas 15 doenças que davam direito ao benefício. Agora, são 17.
Abaixo, você encontra todas as doenças que dão direito a solicitar o auxílio para o INSS por incapacidade de trabalhar, seja temporariamente ou permanentemente, sem a necessidade de cumprir carência.
Mas, para fazer a solicitação, você precisa ter o laudo médico que comprove a doença, um receituário e um atestado de afastamento do seu serviço.
E o segurado precisa estar atento para que os documentos não estejam rasurados, além de ter o carimbo e a assinatura do médico e a CID, que é a Classificação Internacional de Doenças.
Enfim, confira agora a lista completa de benefícios sem carência:
Os requisitos para que se possa pedir o auxílio por incapacidade temporária são os seguintes:
Enfim, para fazer a solicitação, você pode entrar no site do INSS, ou usar o aplicativo que está disponível tanto para sistemas operacionais Android, quanto iOS.
A aposentadoria por incapacidade permanente, ou aposentadoria por invalidez, se destina aos segurados do INSS que não conseguem exercer seu trabalho.
Desse modo, todos aqueles que estiverem incapacitados de trabalhar permanentemente, podem solicitar esse benefício.
Para que seja concedido esse tipo de aposentadoria, o INSS não considera nem a idade, nem o tempo de contribuição da pessoa. Mas, ainda assim, é preciso preencher alguns requisitos. Confira quais são eles a seguir.
Mas é importante ressaltar que, caso a doença tenha sido constatada antes de entrar para a lista descrita acima, que está vinculada à Previdência Social, isso não te dá direito à aposentadoria.
E para ter acesso a aposentadoria por invalidez, você precisa, primeiro, ter acesso ao auxílio doença.
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…