Benefícios do tomate: saiba porque usar a fruta em suas refeições

Conheça agora os maravilhosos benefícios do tomate e saiba como ele pode auxiliar a saúde

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Existem muitos benefícios do tomate que justificam o seu consumo diário, principalmente no preparo de saladas, onde é possível comê-lo de maneira mais natural. No entanto, é interessante usar a fruta em suas refeições de várias formas, já que os seus nutrientes não se perdem facilmente. Confira mais sobre ele aqui no Brasil 123.

De modo geral, esse alimento possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e, ainda, diuréticas, além de conter um caráter de prevenção contra cânceres, como o de próstata, contra o aparecimento de sintomas cardíacos e de problemas nos ossos, como a osteoporose e a artrose.

Conheça os benefícios do tomate

Nesse sentido, o ponto positivo é que usar a fruta em suas refeições é muito prático, pois ela pode servir de condimento para refogar legumes, bem como um complemento para comidas com caldo e, até mesmo, para o café da manhã, como recheio para tapiocas.  Sendo assim, não é complicado se utilizar dos benefícios do tomate e aproveitar ao máximo o seu potencial nutritivo.

Afinal, ele é rico em fibras e vitaminas e possui um baixíssimo teor calórico em sua composição básica.

Fortalecimento da imunidade

Então, temos que essa fruta é abundante em vitamina C, uma substância fundamental para o desenvolvimento e ação das células imunitárias. Além disso, ela também otimiza as defesas do corpo com os seus antioxidantes, principalmente os polifenóis, os quais diminuem a concentração de radicais livres.

Fortificação dos ossos

Ainda, um dos benefícios do tomate mais importantes é a melhora da saúde dos ossos devido ao seu alto teor de vitamina K. Nesse caso, ocorre a ativação de uma proteína que é responsável por depositar minerais diretamente no tecido ósseo, podendo impedir, o surgimento de osteoporose.

Regulação intestinal

Além disso, um dos motivos para consumir a fruta é o combate à prisão de ventre, já que os seus compostos aumentam a peristalse intestinal. Logo, as fibras contidas na sua casca fazem o bolo fecal ter um volume adequado, dificultando, inclusive, problemas no cólon e o desenvolvimento de hemorróidas.

Melhora da pressão arterial

O tomate também possui uma boa quantidade de potássio em sua composição, que é um importante mineral atuante nos vasos sanguíneos e no funcionamento dos rins, o que pode contribuir para evitar o aumento excessivo da pressão arterial. A sua vantagem adicional é o seu efeito diurético.

Prevenção de distúrbios anêmicos

Além do mais, a riqueza em vitamina C induz outro relevante benefício do tomate, que é a contenção da evolução de possíveis anemias, já que ocorre um reforço da absorção de ferro pelo corpo, promovendo um maior número de hemoglobina circulante.

O tomate é abundante em vitamina C, uma substância fundamental para o desenvolvimento e ação das células imunitárias - Reprodução AdobeStock
O tomate é abundante em vitamina C, uma substância fundamental para o desenvolvimento e ação das células imunitárias – Reprodução AdobeStock

Controle da diabetes

Por último, têm-se uma ação a mais das fibras ali presentes, pois elas atuam sobre os caminhos que a glicose faz depois de ingerida, o que permite uma melhor regulação dos níveis de açúcar. Com isso, o sangue permanece normal e sem alterações.

Desse modo, um dos motivos de usar o tomate em suas refeições é esse efeito, que ocorre tanto em pacientes diabéticos, quanto em pessoas com histórico familiar, conferindo, então, um fator protetivo e preventivo.

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