Benefícios do step: veja como a modalidade pode ajudar sua saúde

Descubra agora todos os benefícios do step e saiba como ele auxilia a saúde

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Muitas pessoas buscam perder peso, por isso, recorrem às mais diversas modalidades de exercícios. Se você deseja emagrecer, é hora de conhecer os benefícios do step. Leia este post do Brasil 123 e veja como a modalidade pode ajudar na saúde.

O step está entre as modalidades de atividade física que ajudam na perda de peso. As aulas dessa modalidade se direcionam para o aumento da resistência muscular, da capacidade cardiorrespiratória e da coordenação motora.

Praticar as aulas de step é bastante simples, pois elas consistem em subir e descer de um banco ou step, executando, simultaneamente, movimentos com os braços (segurando ou não halteres). Como a altura do step pode aumentar, é possível também aumentar a dificuldade do exercício.

Então, é possível notar uma progressão no ritmo e intensidade da atividade, de forma a extrair sempre o melhor que o step pode oferecer, potencializando, assim, os resultados. A saber, ao realizar esse exercício, é possível queimar cerca de 300 a 600 calorias, dependendo da intensidade que a atividade é feita.

Benefícios do step

Vale ressaltar que para obter um bom resultado ao realizar a modalidade step é necessário ter também uma dieta equilibrada, consumindo alimentos saudáveis e pouco calóricos. Assim, potencializa os resultados e os objetivos são alcançados mais rapidamente, tanto a perda de peso quanto o ganho de massa muscular e resistência.

Uma das primeiras vantagens do step é a possibilidade de se aplicar a pliometria – que consiste em salto, explosões musculares. Realizar isso permite que o indivíduo ganhe massa muscular e perca gordura, além disso, a possibilidade de variar a carga utilizada no treino também é um ponto positivo.

O step está entre as modalidades de atividade física que ajudam na perda de peso - Reprodução AdobeStock
O step está entre as modalidades de atividade física que ajudam na perda de peso – Reprodução AdobeStock

A modalidade step trabalha duas áreas:

A pliometria, como mencionado anteriormente, e a aeróbica, que a capacidade de se manter exercitando por um tempo maior. Isso favorece o ganho de massa muscular e a perda de gordura, quando associado a uma boa alimentação.
Além dos benefícios citados acima, as aulas de step também promovem:

  • Aumento de oxigênio no sangue, uma vez que os movimentos de transferência laterais e frontais são feitos simultaneamente, movimento os braços;
  • Exercício de peitoral, já que em algumas aulas são feitas flexões de braços – geralmente a partir do nível intermediário.
  • Exercício de tríceps, visto que o step oferece amplitude para que as mãos sejam apoiadas de costas no aparelho, assim, é possível sentar e se levantar utilizando apenas a forma desse músculo;
  • Deixa as pernas mais fortes, pois ao subir e descer o degrau são feitos agachamentos e exercícios de fundo, que exigem o trabalho das penas e do core;
  • Deixa as panturrilhas mais fortes. As panturrilhas são importantes, pois funcionam como suporte na realização de caminhadas, corridas e outras atividades realizadas diariamente. No step, os movimentos que elevam os calcanhares trabalham a panturrilha de forma direta.
  • Define o abdômen. Um tempo da aula de step destina-se aos exercícios que trabalham o abdômen e core. Por isso, essa área do corpo é definida, além de evitar dores nas costas e melhorar a postura.
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