Benefícios do silêncio: por que pode ser melhor ficar calado

Há muitas situações nas quais o silêncio traz conforto e uma série de benefícios físicos e psicológicos

0

Engana-se quem pensa que ficar em silêncio é fácil. Na verdade, ele exige muito auto controle para não reagir ao mundo e às pessoas à sua volta. Além disso, o silêncio pode ser inquietante e, nos primeiros momentos, aumentar a ansiedade. Por isso, para ficar alguns momentos em silêncio sem se sentir desconfortável é preciso prática. Mas conhecendo os benefícios do silêncio, você verá que vale a pena.

Atividades relaxantes e gratuitas: dicas para você fazer em casa e desestressar

Isso porque ele faz com que sua saúde física e mental melhorem e pode tornar as coisas mais leve. A partir dele, é possível se conhecer melhor e compreender suas emoções, bem como ativar memórias. E esses são só alguns dos benefícios do silêncio. Conheça mais através da leitura completa do artigo abaixo!

O efeito calmante do silêncio

Um dos benefícios do silêncio é que ele possui efeito calmante, oferecendo relaxamento a quem o pratica. Tanto é que o oposto do silêncio é conhecido por poluição sonora. Porque o barulho incomoda, agita e até mesmo perturba.  E isso acontece porque nós estamos constantemente preparados, enquanto acordados, para receber e interpretar sons. Quando eles não acontecem, o cérebro relaxa e pode focar em outras coisas mais importantes, especialmente aquelas internas. E isso permite a redução da tensão e do estresse, colaborando com a saúde mental.

Autoconsciência que alguns minutos consigo mesmo traz

Através de alguns minutos seguidos de silêncio pode-se conhecer melhor os seus pensamentos. Com isso, vem o autoconhecimento e autoconsciência: você entende melhor quem você é e o que você espera. E se conectar consigo mesmo proporciona uma melhor tomada de decisões e, consequentemente, menos frustrações e arrependimentos.

Como combater o stress? Veja 5 dicas para evitar o problema

O poder revigorante do silêncio

Ainda que os primeiros minutos sejam difíceis, especialmente nos primeiros dias de prática, um dos benefícios do silêncio é que ele revigora. Isso acontece porque ele proporciona o relaxamento já mencionado e também porque permite o descanso do corpo e da mente, recuperando as energias. Por isso, ficar uns minutos por dia em silênico contribui para se sentir melhor física e mentalmente e preparado para novas atividades.

Estar em silêncio não é apenas ficar calado

Os benefícios do silêncio acontecem e são efetivos apenas quando a mente é silenciada. Ou seja, o silêncio falado aqui se trata da ausência da recepção, pela mente, de informações. Por isso, para ficar verdadeiramente em silêncio não basta calar-se: é preciso se desconectar. Ou seja, abandonar as telinhas por alguns minutos e não pensar em nada, apenas ficar em silêncio.

A proposta de estar alguns minutos em silêncio é quase que uma meditação, onde você dá ouvidos apenas aos pensamentos importantes, mas não se deixa perturbar por eles. Deixe-os chegar e deixá-los ir embora sem se apegar. Apenas assim é possível descansar a mente, proporcionar relaxamento ao corpo e se conhecer melhor através da prática.

Não precisa fechar os olhos, nem colocar músicas para relaxar. Apenas escolha um lugar confortável, deixe o celular de lado e fique em silêncio!

Como se espiritualizar mais: não perca essas dicas

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.