A solicitação de benefícios do INSS passou por alterações após a Reforma da Previdência e medidas implementadas durante a pandemia de COVID-19. Os atendimentos presenciais agendados retomaram em março deste ano.
Desde a semana anterior, novas regras do atendimento presencial foram estipuladas. Segurados doentes ou com mais de 60 anos poderão utilizar o documento de identidade, mesmo que seja antigo, por exemplo.
Outra alteração foi a respeito da solicitação com documentos digitais. O envio desses documentos por meio do Meu INSS, criava dificuldades para os segurados. Agora a mesma documentação virtual pode ser usada presencialmente.
Além disso, agora a própria Secretaria de Perícia Médica Federal e os servidores do INSS irão permitir, ou não, a entrada de acompanhantes no caso de avaliação social. Pessoas com deficiência auditiva poderão ser acompanhadas de intérpretes.
As agências da Previdência Social devem funcionar 12 horas por dia, com o horário de abertura fixado entre as 6h30 e às 10h. O atendimento ao público deve começar entre 7h ou 8h.
O contraturno será destinado às perícias médicas agendadas e a outros atendimentos internos.
O objetivo do INSS é assegurar renda aos trabalhadores associados que precisam se ausentar da vida laboral por diversos motivos, como invalidez, velhice, algum tipo de doença, morte e até desemprego.
Para ter acesso aos benefícios do INSS é necessário estar na qualidade de segurado (pagar as contribuições mensalmente), ser contribuinte individual, ser segurado facultativo ou especial ou ser trabalhador avulso.
Então, conheça a seguir os benefícios da autarquia:
Para solicitar os benefícios do INSS, basta ligar para o número de telefone 135 ou acessar o portal Meu INSS. Se o segurado achar que é complicado de fazer o pedido sozinho, pode pedir a ajuda de um advogado especialista.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…