Benefícios da linhaça: descubra quais são e como aproveitá-los

0

A linhaça é uma semente que vem sendo muito utilizada na culinária mundial, pessoas que buscam uma alimentação mais saudável fazem pães, bolos, sucos, panquecas e várias receitas com o cereal. Descubra abaixo alguns benefícios da linhaça e como aproveitá-los!

Benefícios da linhaça

  • Rica em ômega 3

Um dos benefícios mais famosos da linhaça e ótimo para os vegetarianos. A semente é rica em ácido alfa-linolênico (ALA), que é um dos dois ácidos graxos essenciais que o organismo não produz e precisa ser obtido através da alimentação.

Existem dois tipos de linhaça, a marrom e a dourada, sendo que normalmente a primeira possui uma concentração maior de ômega 3.

  • Melhora o colesterol

Existem estudos que comprovaram que o consumo da linhaça ajuda a reduzir o colesterol total e o LDL (colesterol ruim).

  • Ajuda no funcionamento do intestino

Por ser rica em fibras, a linhaça aumenta o bolo fecal e ajuda no funcionamento regular do intestino.

  • Ajuda a reduzir a pressão arterial

Além de ajudar a diminuir o colesterol, alguns estudos já demonstraram que a linhaça também ajuda a reduzir a pressão arterial.

  • Fonte de proteínas

É uma ótima fonte de proteínas de origem vegetal, sendo rica em aminoácidos de arginina, ácido aspártico e ácido glutâmico.

Como usar

A melhor forma de consumir a linhaça é fazer uma farinha e usá-la em sucos, vitaminas, iogurtes. Para isso, basta comprar a semente e triturá-la no liquidificador.

Uma receita muito popular e uma forma um pouco mais elaborada para usar a farinha é fazer um pão de linhaça. Os ingredientes são 2 ½ xícaras de chá de farinha de trigo integral, 2 ½ xícaras de chá de farinha de trigo comum, 2 xícaras de centeio, 1 xícara de chá de semente de linhaça triturada, 2 ½ xícaras de chá de água morna, 2 colheres de chá de sal, 1 colher de sopa de fermento biológico instantâneo, 1 colher de chá de mel, 2 colheres de chá de margarina e ovo para pincelar.

O modo de fazer é bem simples, basta colocar todos os ingredientes em um recipiente e amassá-los até a massa ficar lisa. A massa precisa descansar por 30 minutos. Depois, coloque os pães em forma untada e deixe assar por 40 minutos.

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.