Descubra os benefícios da farinha integral

0

A farinha de trigo branca faz parte do dia a dia do brasileiro. Está presente no café da manhã, no almoço e no lanchinho da tarde. Mas você sabia que nem sempre ela é a alternativa mais saudável? Por isso, a farinha integral tem ganhado mais espaço na cozinha brasileira. Descubra abaixo seus benefícios!

Primeiramente, é importante diferenciar o processo de produção da farinha de trigo branca da farinha integral. A primeira passa por um refinamento, que faz com que vários nutrientes sejam perdidos. Já, a segunda não passa por esse processo e preserva os nutrientes.

Benefícios da farinha integral

  • Regulariza o intestino

Por ser rica em fibras, a farinha integral absorve mais água e facilita a passagem do bolo alimentar. O interessante é combinar o consumo das fibras junto com a água, pois o líquido vai hidratar as fibras, que por sua vez vão ajudar as fezes a passar pelo intestino.

Já, a farinha branca funciona como uma cola e impede a passagem do bolo alimentar, causando a prisão de ventre.

  • Sem picos de insulina

Por possuir uma digestão mais lenta, a farinha integral libera de forma mais devagar o açúcar no sangue e não causa picos de insulina e glicemia. Dessa forma, ela proporciona uma sensação de saciedade por mais tempo.

  • Nutritiva

Por não passar pelo processo de refinamento, ela conserva vários nutrientes, como cálcio, ferro e vitaminas do complexo B.

  • Variedade

Existem vários tipos de farinha integral, como a farinha de aveia, farinha de banana verde, farinha de coco, farinha de chia, farinha de linhaça, farinha de arroz, farinha de quinoa e a farinha de trigo integral. Sendo que é possível substituir a branca pela integral em várias receitas.

  • Versões sem glúten

Alguns tipos de farinha integal possuem glúten, enquanto outros não. Dessa forma, quem tem intolerância ao glúten pode comer a farinha de coco ou a de arroz. Por outro lado, deve evitar a farinha de trigo e a de soja.

Leia também:
Torta de atum com farinha integral de liquidificador, fácil e deliciosa, confira aqui…
Bolo de cenoura vegano com ganache de chocolate; confira a receita

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.