BEm: erro prejudicou mais de 90 mil trabalhadores

Os beneficiários do programa tiveram o repasse do valor do benefício reduzido. Dataprev alegou problemas de sistema...

65

Aproximadamente 97 mil trabalhadores acabaram com o valor do BEm (Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e Renda) reduzido, por um problema de processamento de dados no sistema da Dataprev. Segundo o órgão, que faz a gestão do programa, o erro impactou em quase 3% do total das parcelas já repassadas pelo governo, na semana passada.

Ainda, há riscos de prejuízos para aqueles que receberão o valor do BEm nas datas de 30 de junho a 03 de julho.

Erro no BEM: posição da Dataprev

De acordo com a Dataprev, os trabalhadores prejudicados receberão a diferença por meio de uma folha complementar. “A previsão é que os depósitos sejam regularizados a partir do dia 07 de julho”, posicionou-se a Dataprev, por meio de nota oficial.

Já o governo federal, esclareceu, por meio de nota, que o erro no BEm aconteceu no dia 19 de junho. O problema teria ocorrido no momento da implementação de correções, com o objetivo de analisar e solucionar eventuais divergências em informações dadas por empregadores. Divergências, como, por exemplo, CNPJ, data de nascimento e de contratação, entre outros.

“Assim, foi aplicada nova regra de procedimento para a verificação de novos campos constantes dentro das bases de dados consultadas pela Dataprev”, declarou o órgão, por meio de nota. “No entanto, a aplicação foi efetuada para todos os acordos firmados e não apenas para os novos, inseridos daquele momento em diante”, concluiu.

Desde então, o sistema do benefício considerou o salário mínimo como base. Com isso, segundo a Dataprev, o valor pago do benefício acabou automaticamente reduzido.

Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e Renda

O Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda – BEm é destinado a trabalhadores que formalizaram acordo com os seus empregadores, durante o período da pandemia da COVID-19. Esses, que tiveram a suspensão do contrato de trabalho ou redução proporcional de jornada de trabalho e de salário nos termos da Medida Provisória nº 936/2020.

Os acordos são firmados entre empregador e empregado e são informados ao Ministério da Economia. O órgão, por sua vez, avalia as condições de elegibilidade e encaminha os pagamentos para serem processados na Caixa ou no Banco do Brasil.

De modo geral, o valor do BEm é creditado na conta bancária informada pelo Empregador ao Ministério da Economia. Em situações especiais, no entanto, o pagamento pode ser feito mediante crédito em outra conta ou, ainda, por meio do Cartão do Cidadão.

65 Comentários
  1. ZENILDA CANDIDA Diz

    Eu não recebo porque me colocaram no cadastro da minha filha e não tive direito a nada ,que palhaçada

    1. Vladimir Diz

      Faz desde 7/3/20 estou análise que palhaçada da dataprev…vou mete processo neles

      1. Jair Claudio Hubert Diz

        O meu não aprovou pois dis que eu tenho emprego formal ja estou a mais de dois meses desempregado que palhaçada quem deveria ganhar não ganha e tem muitos ricos ganhando eu preciso muito

  2. Tânia Regina Gaban de Freitas Diz

    Só recebi 1 do bem emergencial era intermitente será recebo as demai

    1. Thalia dos Santos Diz

      VC olhou o caixa tem ? Tenho conta no banco do brasil e na caixa e o meu foi pra esse caixa tem online

    2. Claudevaldo Barbosa da Silva Diz

      Eu estou no bolsa família más só a minha mulher recebeu e cadê o meu 600??¿????

  3. Ana Paula Diz

    A terceira parcela era pra sair hoje algum já recebeu hoje ou vai ser em outra data

    1. Valter gomeri sobrinho Diz

      Sou intermitente só recebi uma parcela , este contrato é um lixo já estou mais de 30 dias sem trabalhar por se convém a empresa eles chama ,se não vc que se ferra.

      1. Regineide vargas da silva Diz

        Sou do bolsa família recebi a primeira parcela a segunda é a demais recebi. Ñ tenho emprego ñ sei o q está acontecendo diz q estou em processamento adicional mas quando vou sair eu preciso deste dinheiro

        1. Claudevaldo Barbosa da Silva Diz

          Alguém me responde porque eu tô no bolsa família e eu não recebi os 600 sou de uma família de cinco pessoas

      2. VANDERVAL MARIANO Diz

        Infelismente a dataprev acabou com vários sonhos incrível o meu sou mei tenho bar está fechado e fechará p sempre porque me indivíduo e não me aprovaram no auxílio dizendo q sou político eleito fui candidato a vereador em 2016 mas não fui eleito mas quem não precisa quem tem casas de aluguel empresários esses sim receberam

  4. Jucileide Diz

    Quem recebeu a primeira parcela do bem ema maio vai receber a segunda esse mês .alguém sabe dizer

    1. ROBERTA LIMA DOS SANTOS Diz

      E os intermitente como fica o pagamento das 2 parcela q faltam esse Dataprev e muito feito nas coxas em vez de ajudar q precisa só atrasa 😠

    2. Maria Diz

      Boa noite recebi uma parcela em maio em junho não recebi até então estava com redução de horas agora estou de suspensão tem uma mensagem que fui demitida … não sei o que.fazer estou preocupada se não sair nada agora mês de julho e não sei onde reclamar

      1. Natamy Diz

        Gente eu sou intermitente e nao recebi nenhuma parcela . Já fui na caixa no banco do Brasil ja olhei minhas contas e nada até hoje. Faz 3 meses que estou em casa sem receber

        1. Mariana do Amaral Diz

          A Dataprev não aprovou meu auxílio emergencial dizendo que eu estou no cadastro único sendo que não tenho bolsa família e não tenho emprego nenhum , e eu estava precisando muito de dinheiro , isso e uma vergonha pessoa como eu sem nenhum ganho e não fui aprovada e gente que não precisa está recebendo isso é um absurdo estou designada com isso .

      2. Daniclei Cirqueira Araujo Diz

        Eu recebi so a primeira parcela do BEM
        As outras duas nada ate hj!

    3. Gisele Diz

      Boa noite meu auxílio ainda esta em análise e no dataprev diz q tenho emprego formal mas me demitiram antes da pandemia oque posso fazer pra receber??

      1. Orlandina Feitosa ajala Diz

        Eu também,sai em fevereiro,e me falaram q tenho emprego formal,aí eu fiz outro

    4. JMO Diz

      Eu nn recebi pq segundo o DATA PREV alguém da minha família inscrito no cad único recebeu o benefício portanto eu não tenho direito. Sendo que eu moramos eu e minha filha menor.

    5. Vinícius Diz

      Tô na mesma viu

  5. LUANA SOUZA FRANQUILIN Diz

    Meu deus como pode estava contando com esse dinheiro pra comprar alimentos pois estou sem nada e eles fazem isso parece ser humilhante esperar por esse dinheiro

    1. Estacineide Maria Vasconcelos de Almeida Diz

      Quando vai ser liberado a prorrogação das suspensões de contrato de trabalho no programa empregador web?

  6. ROBERTA LIMA DOS SANTOS Diz

    E os intermitente como fica o pagamento das 2 parcela q faltam esse Dataprev e muito feito nas coxas em vez de ajudar q precisa só atrasa 😠

  7. ROBERTA LIMA DOS SANTOS Diz

    E os intermitente como fica o pagamento das 2 parcela q faltam esse Dataprev e muito feito nas coxas em vez de ajudar q precisa só atrasa 😠 precisamos do dinheiro q foi concedido

    1. Enoque Antonio de Barros Diz

      não consigo acessar a minha conta digital
      mais possuo o cartão cidadão consigo sacar o
      meu benefício emergencial pelo cartão cidadão

  8. Marcia Diz

    O meu veio com o valor de 732,00 reais sendo que meu salário e 1665 não entendi nada achei bem baixo o valor, sendo que colegas com o mesmo salário que o meu receberam mais.

  9. Rosangela Caetano Diz

    Tem Direito ao Auxílio Emergencial quem tem RENDA menor que 03 Salários Mínimos. Daí a pergunta: o BENEFICIÁRIO DO INSS que tem 01 ou 02 Salários Mínimos à Títulos de Pensão ou Aposentadoria não teria Direito à este Auxílio? Ou teria que ser Primo do PRESIDENTE ou Parente da Primeira DAMA?

    1. Andrea Diz

      O meu benefício foi cortado pelo governo …sendo que consta que estou desempregada deste fevereiro. Sendo que ainda permaneço na mesma empresa. somente Com suspensão de contrato de trabalho pelo BEM.(benéfico emergencial ). Existem divergências no meu cadastro …recebi somente a PRIMEIRA parcela. ESTOU sem salário…situacao triste. Mas agora quem vai pagar meu prejuízo …pagar os juros do meu cartão??? Está correndo juros… m

  10. Sérgio sales Rodrigues Diz

    Estou desempregado desde o ano passado recebi seguro desemprego agora fiz o cadastro mais não liberaram por causa da declaração de 2018 não consigo receber mais?

  11. Andrea Diz

    O meu benefício foi cortado pelo governo …sendo que consta que estou desempregada deste fevereiro. Sendo que ainda permaneço na mesma empresa. somente Com suspensão de contrato de trabalho pelo BEM.(benéfico emergencial ). Existem divergências no meu cadastro …recebi somente a PRIMEIRA parcela. ESTOU sem salário…situacao triste. Mas agora quem vai pagar meu prejuízo …pagar os juros do meu cartão??? Está correndo juros…

    1. Andréia Rodrigues Diz

      O meu tbm recebi somente a primeira,a segunda suspenderam..não sei porq estamos na empresa com 60 dias de contrato suspenso..entrei com recurso dia 23,não sei se vai sair,pessoal na empresa todos receberam,só o meu q não veio

    2. Fátima Rodrigues Diz

      Meu esposo é intermitente e recebeu a primeira parcela dia4 de maio e a segunda parcela do benefício emergencial não veio,ligou na caixa tava prevista para hj.Olhou no caixa tem e nada?Complicado

  12. 00000 Diz

    Erro nada ja fazem de propósito porque sa e que o povo é besta, deixa eles pensarem que o povo não sabe de nada. Logo logo a verdade vem atona ninguém nada fica escondido por muito tempo!
    Isso é ridiculo a caixa faz o que quer com o povo, paga pra uns deixa outros de lado, depois paga outros e deixa uns de lado!
    Inacreditável isso, como pode???
    São nossos direitos e nós temos direito, trabalhamos pra isso! E eles fazem o que querem alegando que não tem dinheiro pra pagar isso e aquilo! Engraçado, de onde os políticos tiram tanto dinheiro pra roubar o povo que esse dinheiro nunca chega na mão do povo e quando chega chega pigando😡😡😡😡😡

    1. Enoque Antonio de Barros Diz

      boa tarde não consigo acessar a minha conta digital
      mais possuo o cartão cidadão consigo sacar o meu benefício emergencial pelo cartão cidadão

  13. Ney frankley de Araujo Diz

    Nós vivemos em um país de ladrão e corruptos. Estou há 4 meses sem carteira assinada, e eu não tive o dinheiro ao auxílio emergencial. Bando de ladrão safado. Só tem direito quem não precisa.

  14. Eliana Baia Diz

    Eu fiz o meu pedido é até hj nada ñ recebi é fala que eu ñ fui aprovada é sendo que eu não tenho carteira assinada é preciso muito do benefício mais está difícil pro meu ser aprovado é uma vergonha isso desse governo muitos que tem emprego estão recebendo é eu aqui ñ recebi nem a primeira parcela sendo que tenho filho

  15. Emanuel Antonio Pacheco Leite de Camargo Ferraz Diz

    Tenho direito,mas fui incluído do auxílio.
    Já recorri duas vezes,e insisti dizer que não tem direito.
    Não estou trabalhando, não recebo qualquer benefício, estou aguardando cerugia da coluna, não recebo do INSS, estou com ação contra o INSS.
    Só porque um membro da família recebeu,nem mora comigo.
    Eu não posso receber.

  16. Eliana Baia Diz

    Quero uma resposta é ainda fala de uma carta de constentacao que não serve de nada é ñ fui aprovada isso é uma vergonha esse governo

  17. Cristina Pereira Magalhães Diz

    E quem recebeu a mais do que deveria aqui na minha empresa teve uns bem a mais do normal

  18. Rosemere da Silva Diz

    ⁹Fiz suspensao de contrato na firma em que trabalho.
    Estou até hoje sem receber nada .Recebo a pensao de minha filha ela é menor .A pensao vem no meu nome .Por esse motivo não recebi o auxilio Bem.. Só Deus sabe o aperto que estou passando. Só com os 30% da firma em que eu trabalho.A pensao é para minha filha .O pai dela deposita pra ela .Por isso trabalho .,é tenho o meu dinheiro..Quem não precisa como a gente vê nos jornais é que esta recebendo.Que governo é esse meu Deus.

  19. Janayna Diz

    Meu marido é intermitente e não recebeu nada muito menos da empresa se não estivesse vendendo frutas se virando estávamos sem nada

  20. ROMEU Diz

    Aquela pessoas do dataprev são bando de vagabundo e o presidente e convivente viu isso tudo .. acontece e não falou nada ..por isso que fui prejudicando por bando vagabundo da Dataprev ..me negaram por falta safadezas dele devia ser e preso esse bando vagabundo da Dataprev

  21. Jhonny Diz

    Quero saber e quem foi negado desde de abril estando desempregado, sempre paguei imposto sempre trabalhei de carteira assinada
    Dando dinheiro para o governo.
    Chega agora eu desempregado o aplicativo alegou que não tenho direito.
    E muito ruim ver uma galera que nunca quis trabalhar, e estão recebendo para gastar com bebidas e farras enguanto muitos com filhos só querem fazer compras de alimentos mais foram negados

  22. Fran Diz

    e o seu patrão q tem q da o restante se seu salário foi Reducido sua jornada de trabalho

  23. Adriano de Araújo Moura Diz

    Essa pesquisa e a maior safadeza estou desempregado a 6 meses, e não tive direito ao auxílio, o meu cunhado trabalha de carteira assinada e ganhou o auxílio.

  24. Anderson Diz

    O meu benefício veio com valor errado da segunda parcela pois trabalho de carteira assinada recebo 2500na carteira recebi 700 reais da empresa e 732 reais do benefício queria saber pq isso

  25. Cristiano Martins de Araújo Diz

    Eu já tinha reclamado assim que recebi a diferença de 225,00 a menos que o a primeira parcela na reportagem diz apartir do dia 19/06/20 mas a minha parcela venho 11/06/20. Mas a questão e onde reclamar ou pedir revisão do valor que foi pago a menos, se eu não receber a diferença onde posso questionar sobre o valor. Favor responsáveis reportagem tente descobrir isso para nós. Obrigado.

  26. Ivonete freitas de Oliveira Diz

    Meu auxílio foi negado falando q alguém da família já recebeu,essa pessoa é minha irmã q mora em outro estado nunca morou na cidade q moro. Eu moro com minha mãe q está com problema de saúde não posso trabalhar q preciso cuidar dela e não tive direito a esse auxilio, vejo tantos vagabundos q receberam pra beber e usar drogas e quem precisa pra comer ñ teve direito isso é revoltante

  27. Ivonete freitas de Oliveira Diz

    Pior que agente fica sem uma resposta,esse auxilio a maioria foi para as pessoas que não precisa

  28. Kevin Lima Diz

    Sou trabalhador intermitente e fizeram o meu pedido do auxílio Bem, mas está com a mensagem vínculo na encontrado ou divergente …A moça da contabilidade não soube informar o que pode ter acontecido aí refez o pedido novamente só que continua o mesmo problema. Estou a cerca de quase 90 dias sem trabalhar .Se alguém poder me explicar o que fazer para resolver essa questão eu ficaria muito grato pois estou precisando muito.

  29. Edenilson Valadares Diz

    E o que eu digo? Estou desempregado desde o dia 01 de Abril, fiz o pedido no dia 07 de Abril e por duas vezes a Dataprev disse que sou cidadão com emprego formal. Aí eu pergunto, quem vai corrigir este erro? Me sinto prejudicado.

  30. Leandro Gonçalves da Silva Diz

    Como é isso a mesma pessoa que trabalha com migo recebeu mais é quanto eu a metade isso é um roubo dó gorveno

  31. Kleber de oliveira Diz

    Meu seguro desemprego acabou em junho e foi negado meu auxílio agora minha contestação esta em analise. Isto na verdade esta sendo injusto com muitos trabalhadores

  32. MARIA APARECIDA LEITE DE SOUZA Diz

    Meu auxílio emergencial foi negado e eu tenho um filho de 2 anos tô desempregada e eu não entendi porque que não foi aprovado

  33. Ingrid Diz

    No sistema, carteira digital, abriu a opção de recurso desde o doa 23/06. É necessário anexar documentos que comprovem as informações divergentes.

  34. Fabiana Diz

    Meu esposo está sem carteira assinada, e eles não aprovaram falando que ele tem carteira assinada
    E também são somente 2 pessoas por lei que em uma casa tem direito no auxílio
    Eles falam que já tem membro da família que recebe
    Que injustiça estão fazendo estamos precisando estamos desempregado temos 2 crianças aqui em casa e estão negando o auxílio pro meu esposo.

  35. Joana Darc pereira da silva santos Diz

    Eu fiz o pedido do auxílio emegecial foi negado ai contestei pque nossa renda nao passa do permitido .eu tô desempregada so meu marido trabalha.e agora nois dois pegamos o covid .ele ta afastado nao sei qdo volta .

  36. Deise Diz

    Não consigo me cadastrar no aplicativo Caixa TEM

  37. Antoino Euclides Diz

    Ola meu nome e antoino Euclides então rrecebi a primeira parcela mas não rrecebi a segunda nem a teceira não tenho carteira assinada amais de 5anos estou precisando muito tenho 7filho o qui eu vou fazer da minha vida senhor presidente

    1. Antoino Euclides Diz

      Quem sofri e os pobri

  38. Janaina Diz

    A empresa abriu mais recebemos a terceira parcela do BEM e pra devolver a empresa ou ao governo?

  39. José Rodrigues Diz

    Pra vocês esta bom aí e eu que estou como morto

  40. Jeane Alves da silva Diz

    Eu tio em contestação a mais de um mês

  41. Jhonatan Diz

    Eu gostaria de de saber como eu estou em um emprego formal se estou desempregado à dois meses! Até me bloquearam para tentar me inscrever de novo, é muita injustiça.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.