O Banco Central Europeu (BCE) segue analisando de perto a inflação na zona do euro. A saber, a taxa segue mais elevada que o esperado e vem preocupando o mercado. No entanto, o BCE está preparado para agir caso a inflação atinja a meta antes do prazo estabelecido.
De acordo com Isabel Schnabel, representante da Alemanha na diretoria do BCE, a inflação na zona do euro vai “muito provavelmente” desacelerar já em 2022. Em resumo, ela acredita que o aumento dos preços na zona é temporário. Aliás, as principais razões para isso são os altos valores do petróleo e de matérias-primas. Além disso, a escassez global de componentes como microschips ajuda a impulsionar a taxa inflacionária no mundo.
“Hoje, diante do cenário de alta das taxas de inflação, particularmente na Alemanha, era da minha preocupação aliviar a preocupação das pessoas de que a inflação pode permanecer persistentemente alta demais ou mesmo disparar de forma incontrolável”, disse Schnabel para empresários em uma audiência.
O objetivo dela era alivar as preocupações em relação aos anos 1970. À época, a inflação chegava perto dos 8% na Alemanha. Contudo, Schnabel afirma que isso não acontecerá neste ano, pois o BCE agirá caso seja necessário. “Muito provavelmente, a inflação vai diminuir notavelmente já no próximo ano”, declarou.
Em suma, os preços nos 19 países da zona do euro tiveram alta de 3% em agosto na comparação com o mesmo mês de 2020. Esses dados correspondem a estimativas preliminares, mas já indicam que a taxa está bem acima da meta do BCE, de 2%. Aliás, é a primeira vez em dez anos que isso acontece, o que explica a apreensão do mercado.
Schnabel afirmou que o BCE reduziu na semana passada o ritmo de compras de títulos emergenciais. A medida acontece desde o ano passado devido à pandemia da Covid-19 e tem o objetivo de manter firme a economia local. Entretanto, Schnabel disse que o BCE não possui pressa para apertar a política monetária da zona do euro. Pelo menos não por enquanto.
Leia Mais: Tarifa aérea doméstica tomba 20% no segundo trimestre, diz Anac
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…