Quando o assunto é barrinhas de cereais já fique com o pé atrás. Afinal, existem diversas barrinhas no mercado que se auto intitulam saudáveis. Neste sentido, dizem que são uma das formas mais práticas de consumo e como se já não bastasse todos esses benefícios possui mais um: vários sabores.
Sabe-se que as oleaginosas, frutas, cereais e fontes de proteína são excelentes opções. Mas por que consumi-las em barrinhas de cereais, um alimento industrializado? Por isso, consuma alimentos in natura, que também são uma forma prática de consumo.
Certamente existem barrinhas de cereais que são superiores a outras, mas entenda: você pode consumi-las consciente do que está fazendo e de um modo equilibrado. Contudo, como saber quais são as barrinhas superiores? São as que têm menos ingredientes (quanto menos ingredientes melhor) e que você conhece de fato os ingredientes (não escolha aquela com ingredientes que você nunca ouviu falar). Evite aqueles que possuem açúcar invertido, xarope de glicose (e outros tipos), dextrose, diversos aditivos (aromatizantes, emulsificantes, corantes…) etc.
Algumas de fato, são ricas em fibras e não contém adição de açúcares ou gorduras, sendo assim uma boa opção para um lanche intermediário. O problema é que tantas outras trazem substâncias como conservantes, estabilizantes e aromatizantes além de grandes quantidades de açúcar e gordura. Só existem duas maneiras de fugir das armadilhas das barrinhas:
A primeira, e mais simples, é ficar atento as informações nutricionais que constam nas embalagens;
A segunda maneira é fazer você mesmo sua barrinha com ingredientes cuja procedência e valor nutricional são conhecidos e confiáveis.
Ingredientes
2 xícaras de oleaginosas (amendoim, castanhas)
1 xícara de aveia em flocos
1/4 xícara de mel ou melado
Frutas cristalizadas opcional (usei uva passa e Damasco)
⠀
Modo de preparo
Triture no liquidificador as oleaginosas, em uma vasilha misture todos os ingredientes até formar uma massa. Despeje e abra a massa com espessura de um dedo numa forma untada com manteiga. Leve ao forno a 180 graus por 25 minutos (até levemente dourar). Espere esfriar e corte no formato que desejar.
Sobretudo, veja aqui mais receitas de barrinhas de cereais.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…