Bancos para empréstimos: quais os melhores com menores taxas?

0

Seja para comprar uma casa, realizar uma viagem ou pagamento de dívidas, muitos consumidores recorrem aos empréstimos, sejam eles: pessoal sem garantia, empréstimo com garantia, empresarial, consignados, estudantil, automotivos, não consignados, financiamento.

No entanto, para escolher o melhor empréstimo para você, é preciso estar atento as taxas de juros, prazos de pagamentos e parcelas disponíveis nas instituições financeiras, esses dados podem ser conferidos no site do Banco Central do Brasil (Bacen).

Empréstimos Pessoais

Cada instituição financeira possui o seu próprio regulamento para conceder empréstimos. Em geral, primeiro é realizado uma simulação com o cliente, depois a solicitação do empréstimo, entrega de documentos, análise de créditos, assinatura do contrato, liberação do dinheiro e por fim o pagamento das parcelas.

Alguns bancos ainda exigem que o consumidor seja cliente da instituição e tenha um tempo de carência, nesses casos com o crédito já pré-aprovado basta escolher a melhor opção de taxas de juros e assinar o contrato.

Empréstimos Consignados

Nesse caso as parcelas são descontadas todos os meses diretamente na folha de pagamento do contratante. Esse tipo de empréstimo é o que possui o menor risco de inadimplência, já que o banco não depende do pagamento do cliente e geralmente possui juros mais baixos que os demais tipos de empréstimos.

Empréstimo Pessoal como Garantia

Quem contrata o Empréstimo Pessoal como Garantia utiliza seus próprios bens como: casas ou carros, como garantia de pagamento no caso de inadimplência das parcelas. Apesar dessa opção de empréstimo ter taxas mais baixas de juros, deve-se levar em consideração o bem pessoal que será dado como garantia. Justamente por contar com essa garantia, esse tipo de empréstimo costuma ter taxas mais baixas.

Cheque Especial

Esse tipo de empréstimo é indicado somente em situações de emergências, isso porque os juros do Cheque Especial são os mais altos do mercado variando de 14% a 400% ao ano.

No Cheque Especial, o consumidor usa o limite já pré aprovado pelo banco, gastando assim mais do que tem de saldo na sua conta. Assim, os juros são cobrados de acordo com o saldo negativado.

Financiamento

O Financiamento funciona como um empréstimo em que o cliente usa o dinheiro para pagar algo já pré determinado com o banco. Esse é a opção mais comum para aquisição de imóveis ou carros.

Qual banco possui as menores taxas?

De acordo com o Bacen, o custo do crédito consignado está em baixa no Brasil, em novembro de 2020 estavam em 1,4% ao mês. Sendo assim, vale a pena escolher essa modalidade de empréstimo, para adquirir os seus bens ou quitar as suas dívidas.

Para quem optar pelo consignado ou qualquer outro empréstimo a Caixa Econômica Federal (CEF) possui os juros mais baixos para varia entre 1,70% e 1,78%. Seguido pelo Banco do Brasil com taxas de juros entre 1,75% (Aposentados e Pensionistas) e 2,19% (Celetistas de Empresas Privadas).

Leia mais: Banco digital: Em qual é melhor investir e guardar dinheiro

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.