Banco do Japão pretende debater papel da política monetária na mudança climática

1

O presidente do Banco Central do Japão, Haruhiko Kuroda, relatou, hoje, dia 16 de abril, que pretende aprofundar o debate com autoridades globais a respeito do papel que a política monetária pode desempenhar na abordagem das mudanças climáticas.

“Há muitos fatores que precisamos levar em consideração. Uma delas é a forma como isso afetará a distribuição de recursos”, enfatizou o presidente do Banco Central ao Parlamento japonês. Ele disse isso depois que um parlamentar questionou sobre como o Banco do Japão ajudaria a lidar com as mudanças climáticas por meio de ferramentas monetárias.

Ele endossa ainda que “esperamos aprofundar o debate nas reuniões internacionais. Não estou dizendo que não vamos pensar nas possibilidades”. Nesse sentido, Kuroda afirmou que qualquer decisão do Banco do Japão a respeito do assunto precisa estar alinhada com seu mandato. Este visa manter a estabilidade de preços e do sistema financeiro.

Além disso, o Banco do Japão tem mostrado receio de incorporar conceitos “verdes” em sua política monetária. Contudo, deseja levar mais em conta os riscos atrelados ao clima ao avaliar a saúde do sistema bancário japonês.

Somando-se a isso, o presidente Kuroda defendeu sua meta de inflação de 2%, ao relatar que não via necessidade de mudá-la. Isso mesmo com o golpe econômico da pandemia de Covid-19, deixando o crescimento dos preços ainda mais longe da meta. “Vai levar tempo, mas ainda é possível atingir nossa meta de inflação de 2%”, concluiu.

Haruhiko Kuroda
Presidente do banco central do Japão, Haruhiko Kuroda (Imagem: REUTERS/Kim Kyung-Hoon)

Últimas notícias sobre o Banco do Japão

Ontem, o presidente do Banco do Japão (BOJ), Haruhiko Kuroda, disse que a economia do Japão está aquecendo, mas qualquer recuperação é provável que seja modesta devido à persistente cautela sobre a pandemia de coronavírus.
O Banco Central ofereceu uma avaliação menos atrativa do que há três meses para duas das nove regiões do Japão e manteve sua visão sobre as áreas restantes, sinalizando um otimismo cauteloso sobre as perspectivas para a frágil recuperação.

Por fim, veja também: Mudanças climáticas não podem deixar população confiante a respeito do coronavírus, diz OMS

Leia Também:

1 comentário
  1. […] Leia mais: Banco do Japão pretende debater papel da política monetária na mudança climática […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.