Banco do Brasil anuncia programa de demissão voluntária para 5 mil funcionários

Além das demissões, o Banco do Brasil também revelou que vai fechar 361 unidades - 112 agências, 7 escritórios e 242 postos de atendimento no primeiro semestre deste ano

3

Um anúncio do Banco do Brasil realizado nesta segunda-feira (11) pegou muita gente de surpresa. Isso porque a empresa divulgou a abertura de dois Programas de Demissão Voluntária com a previsão de adesão de cerca de 5 mil funcionários.

Leia também: Bradesco realiza empréstimo sem consulta ao SPC e Serasa

Além das demissões, o Banco do Brasil também revelou que vai fechar 361 unidades – 112 agências, 7 escritórios e 242 postos de atendimento no primeiro semestre deste ano.

Em nota, o banco explicou como funcionam as modalidades de desligamento incentivado voluntário aos funcionários. Entenda:

  • Programa de Adequação de Quadros (PAQ): visa otimizar a distribuição da força de trabalho, equacionando as situações de vagas e excessos nas unidades do banco. Além da opção de desligamento, o PAQ incentiva movimentações laterais para unidades onde existam vagas.
  • Programa de Desligamento Extraordinário (PDE): disponível a todos os funcionários do BB que atenderem aos pré-requisitos e é específico para o incentivo ao desligamento, com limite de 5 mil adesões.

De acordo com o Banco do Brasil, os programas de demissão possuem regulamentos específicos que estabelecem as regras para quem quer fazer parte deles. Estas regras devem ser, segundo a empresa, anunciadas em breve.

Banco do Brasil divulga balanço no próximo mês 

Segundo a nota, os funcionários interessados terão até o próximo dia 5 de fevereiro para participarem do programa. Somente após essa data é que o impacto financeiro será informado ao mercado.

Em 2019, o Banco do Brasil também anunciou um plano de desligamento incentivado para promover adequação nos quadros de funcionários. À época, além de regularizar vagas e excessos em dependências e praças, a empresa queria otimizar a distribuição da força de trabalho nas unidades.

Na ocasião, fizeram parte do programa 2.367 funcionários. Em setembro de 2020, de acordo com último balanço de resultados, o Banco do Brasil tinha 92.106 funcionários, queda de 1,9% em relação a setembro de 2019 (93.872).

Leia Também:

3 Comentários
  1. […] Leia também: Banco do Brasil anuncia programa de demissão voluntária para 5 mil funcionários […]

  2. […] O Banco do Brasil anunciou nesta segunda-feira (11) que vai criar um Programa de Demissão Voluntár…. Como o próprio nome já diz, é um programa onde as pessoas escolhem se demitir por vontade própria. Elas ganham alguns benefícios. […]

  3. […] de atendimento em 361 municípios, mantendo unidades próprias em 221 municípios e correspondentes bancários Mais BB, nos […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.