Banana é low carb? Veja essa dica saudável!

1

Mas será que banana é low carb? Está seguindo essa dieta? Vejamos: sua ingestão calórica, superior à média das frutas, é um ativo para aumentar nossa energia no café da manhã, chá da tarde ou mesmo quando nos exercitamos.

As bananas são uma fonte de vitamina B6, potássio, manganês e selênio; também contribui para a ingestão de vitamina B9, magnésio e fibras. Seu sabor diferente, dependendo do grau de maturidade e seu talento culinário, oferece muitas oportunidades para banquetes.

banana é low carb

Banana é low carb?

De acordo com os estudos e pesquisas realizados com alimentos, as bananas contém uma média de 19,6% de carboidratos, que são seu principal componente energético. A natureza de seus carboidratos varia de acordo com seu grau de maturidade. Portanto, não é um alimento low carb, mas isso não significa que você tenha que se abster dela para emagrecer.

Você pode consumir uma banana, uma vez por semana, de acordo com o controle dos outros low carbs disponíveis na sua dieta.

Verde, contém principalmente amido composto por amilose e amilopectina. A concentração de amilose influencia o sabor e a textura das bananas. Durante o amadurecimento, o amido se transforma em açúcar, mudando de cor, sabor, aroma e textura.

Índice glicêmico

A evolução de sua composição de carboidratos modula seu índice glicêmico. Em média, passa de 55, quando não está muito maduro, a 65, quando muito maduro. O índice glicêmico reflete a rapidez com que os carboidratos são digeridos nos alimentos. Essa velocidade pode ser modulada de acordo com a composição da banana, seu método de preparação e também a composição do prato ou da refeição em que é consumida.

A carga glicêmica 4 fornece informações adicionais, levando em consideração a quantidade consumida e a proporção de carboidratos contidos no alimento. Assim, a carga glicêmica das bananas verdes é baixa (GC = 10,78) e a das bananas maduras é moderada (GC = 12,74).

Para uma boa digestão, mastigue bem a banana, mesmo que sua textura seja macia. A digestão dos carboidratos começa na boca, graças à ação das enzimas presentes na saliva. A degradação do amido continua durante o curso do bolo alimentar, graças ao suco pancreático e às enzimas intestinais.

Gostou? Compartilhe conosco a sua opinião!

1 comentário
  1. […] pão branco sanduíche, feito de farinha refinada, é muito pobre em proteínas e fibras. Também possui um índice glicêmico muito […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.