Baixo nível de reservatórios no Brasil preocupa especialistas
Com baixo nível de chuvas, especialistas projetam cenário preocupante para 2021. Isso pode ter impacto na conta de luz do brasileiro
Um cenário preocupante. É isso o que os especialistas falam quando projetam o nível de reservatórios de água no país. Com a baixa quantidade de chuvas no Nordeste, no Sudeste e no Sul, esse nível pode baixar ainda mais.
De acordo com as informações oficiais, o Sistema Cantareira está hoje com 34,9% de sua capacidade. Esse, é bom lembrar, é o Sistema que abastece quase 8 milhões de pessoas na Grande São Paulo.
No ano passado, a capacidade estava na casa dos 40%. A queda não é episódica. De acordo com os especialistas, o nível atual é o menor desde 2015 quando a seca foi recorde. E as projeções para os próximos meses não são nada boas.
De acordo com o Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), a previsão de chuvas é baixa. A tendência é que se a média histórica se repetir, o Cantareira vai chegar em fevereiro com 45% de nível.
Isso é portanto bem menor que a marca de fevereiro de 2019. Lá, a marca para fevereiro no Cantareira foi de 59%. Assim, nós estamos falando de uma queda grande. Isso acontece por causa da La Niña e do aquecimento das águas do Atlântico.
Crise nos reservatórios
Na prática, isso pode ter influência direta no valor das contas de energia de 2021. É que além de influenciar os reservatórios, a falta de chuva acaba influenciando também o baixo nível das hidrelétricas do país.
É o caso, por exemplo, de Usina de Itaipu. Agora em dezembro, os moradores estão tendo que pagar uma taxa de bandeira vermelha. Isso significa que eles estão pagando o valor mais alto possível e pelas projeções isso não deve mudar.