Babosa: O que é, Para que Serve, Como usar?
Aloe vera, ou babosa, é uma planta perene sem caule, dotada de qualidades excepcionais. Recolhe-se nas suas partes verdes, uma polpa límpida que se assemelha a um gel, cujos benefícios são mencionados por muitos.
Babosa, a planta com múltiplas virtudes
Não apenas estimula o sistema imunológico, cura, mas também atua como um antibiótico e um anti-inflamatório. Aloe vera promove a eliminação de toxinas e alivia cólicas estomacais e dores de estômago. Além disso, esta planta notável é recomendada para diabéticos e pessoas que sofrem de alergias, prisão de ventre, problemas cardíacos.
Em suma, a aloe vera é uma verdadeira farmácia em miniatura: ela produz um grande número de componentes ativos, incluindo minerais, enzimas, vitaminas e mucopolissacarídeos.
Fonte maia da juventude
Existem 300 espécies de aloe. O mais utilizado é, obviamente, o aloe vera, por causa de seus benefícios e, principalmente, de sua facilidade de uso. Originário da África do Sul, é cultivado em todo o mundo, especialmente na Espanha, no México, mas também no sul dos Estados Unidos.
As folhas são bastante estreitas, longas e dentadas. Do centro, sobe uma inflorescência com numerosas flores amarelas em forma de tubo. Ao fim de quatro a cinco anos, a planta, da família das liliaceae, atinge cerca de um metro: pode-se começar a tirar suas folhas para a fabricação de remédios ou cosméticos.
Os precursores da medicina atual como Aristóteles ou mesmo Hipócrates já haviam descoberto as múltiplas qualidades dessa planta. Eles o usavam principalmente para:
- melhorar a coagulação do sangue;
- ajudar intestinos temperamentais;
- acalmar úlceras;
- tratar golpes e ferimentos;
- bem como pelos seus benefícios para a pele: tanto para a curar como para a embelezar.
Aloe vera não tem toxicidade, não tem contra-indicação para outros medicamentos, mesmo que seja necessário consultar o seu médico no contexto de um medicamento específico.