Avanço da vacinação em Portugal afrouxa uso de máscara em estabelecimentos públicos

0

Após mais de um ano vivendo sob rígidas medidas de restrição devido aos efeitos da pandemia da Covid-19, nesta segunda-feira, 13, Portugal teve o primeiro dia sem a exigência do uso de máscara facial de proteção. O país está prestes a conquistar o título de “mais vacinado do mundo”

 

Avanço da vacinação em Portugal afrouxa uso de máscara em estabelecimentos públicos
Avanço da vacinação em Portugal afrouxa uso de máscara em estabelecimentos públicos. (Imagem: Euro Dicas)

 

Os dados foram obtidos pelo levantamento Our World in Data, realizado pela Universidade de Oxford. O avanço na campanha de vacinação contra a Covid-19 é notável, e tem possibilidade o relaxamento das medidas de combate após 318 diante desta obrigatoriedade regida por lei promulgada em 28 de outubro de 2020. 

Desde então, o regulamento foi periodicamente renovado. Segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), com o controle do cenário da pandemia da Covid-19 vinculado à vacinação em massa, as instruções para a população portuguesa serão atualizadas. Isso quer dizer que o uso da máscara será apenas recomendado, especialmente em situações que reúnam um grande público, mas a obrigatoriedade não voltará a menos que haja um novo agravo nas circunstâncias locais. 

Em nota à imprensa, a DGS declarou que: “A máscara segue sendo obrigatória dentro dos transportes coletivos – como ônibus e metrô – e no interior de órgãos públicos, supermercados, centros comerciais, lojas, cabeleireiros e restaurantes. Nas escolas, o uso é compulsório para educadores e alunos a partir dos 10 anos de idade”.

Portugal é o segundo país do mundo com a maior quantidade de pessoas vacinadas. Cerca de 87% da população portuguesa já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O país está atrás somente dos Emirados Árabes, com 89% de aplicação da primeira dose.

Por outro lado, Portugal é líder na conclusão do esquema vacinal, já tendo imunizado 80% da população com as duas doses da vacina, enquanto o percentual dos Emirados Árabes é de apenas 78%. Se o ritmo permanecer conforme esperado, em breve Portugal deve liderar o ranking de país que mais vacina.

Somente entre o período de 30 de agosto a 5 de setembro, mais de meio milhão de doses de vacinas foram aplicadas. Duas a cada três doses aplicadas tratavam-se da segunda dose para jovens com idade entre 12 a 24 anos. 

Por hora, o Governo Português tem o objetivo de concluir o cronograma de vacinação dos adolescentes. Pois, o país possui uma reserva contendo três milhões de doses, quantidade superior ao necessário para alcançar a vacinação em massa da população portuguesa.

Por outro lado, a chegada do verão europeu em conjunto com a liberação da entrada de turistas brasileiros, tem provocado um novo agravo e crescimento na onda de contágios de Covid-19 no país. Por esta razão, a Organização Mundial de Saúde (OMS) chegou a fazer um apelo no mês de junho para que a vigilância fosse redobrada, ação que voltará a ser implementada a partir do dia 21 de setembro.

Desde que a permissão de turistas brasileiros em Portugal foi oficializada, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de Portugal, já proibiu a entrada de 24 brasileiros no país. Os registros se baseiam nestes primeiros nove dias de retomada das viagens não essenciais, o que quer dizer que, cerca de dois brasileiros foram barrados diariamente nos aeroportos de Portugal.

Veja Também:

Está "bombando" na Internet:

Acesse www.pensarcursos.com.br
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.