Autocuidado, amor próprio e autoconhecimento são habilidades emocionais que promovem o olhar para si mesmo com compreensão e afeto, prestando atenção ao que seu corpo e mente precisam para, assim, cultivar o bem-estar físico e emocional. Colocar-se em primeiro lugar não é sinônimo de egoísmo, mas sim de autoamor.
Vivemos um período muito conturbado, onde as emoções tendem a se intensificar com o isolamento social. Os problemas parecem ser maiores, o dia a dia torna-se mais cansativo, surge a falta de esperança, a falta de ânimo e as barreiras parecem ser mais difíceis de serem quebradas. Esses e outros milhares de sentimentos degradantes e angustiantes podem surgir em qualquer pessoa, independente do estado atual de sua saúde mental.
Saiba que é normal sentir esse turbilhão de sentimentos no cenário atual, afinal, estamos enfrentando um momento onde tudo é extremo. Portanto, não se culpe por questões que você não está conseguindo lidar, por situações que você não pode controlar. Na verdade, bem lá no fundo, não temos o verdadeiro controle de absolutamente nada e isso é normal, é natural.
Pensando nisso, o autocuidado emocional é um ato de extrema importância, principalmente na fase em que vivemos, onde o mundo está na mesma situação: sem saber o que fazer.
Por fim, veja também: Autocuidado em saúde: o que significa e como fazer?
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…