Aumentam as apreensões de contrabando na fronteira do Brasil com o Paraguai

De acordo com os dados da Receita Federal, só na fronteira do Paraná o aumento foi de 47% este ano. Números preocupam polícia

2

O número de apreensões de contrabando na fronteira do Brasil com o Paraguai deu um salto em 2020. De acordo com dados da Receita Federal, esse número de apreensões subiu 47% entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano em comparação com 2019.

Pela terra, pela água e até pelo ar. Os contrabandistas estão ficando cada vez mais criativos quando o assunto é mandar os produtos para o lado de cá da fronteira. De acordo com a polícia, eles estão tentando usar até barquinho de brinquedo com controle remoto.

Seja como for, o fato é que as apreensões aumentaram. Nós estamos falando aqui de cigarros, produtos eletrônicos, aparelhos de informática, videogames e até veículos. Também há um alto registro de contrabando de drogas.

O que chama atenção é que esse aumento acontece justamente em um momento de pandemia. A Ponte da Amizade, que demarca a fronteira entre os dois países, estava fechada há cerca de sete meses justamente para tentar conter o avanço do vírus.

Especialistas de saúde afirmam que a medida ajudou a conter o vírus. Já os especialistas de segurança afirmam que isso ajudou a aumentar o contrabando. Pensando nisso, os agentes já estão montando uma força tarefa para controlar o contrabando pelos Correios.

Contrabando pelos Correios

Isso mesmo que você leu. É que a polícia afirma que os contrabandistas irão usar essa procura maior pelas compras online para enviar esses produtos também desta maneira. A polícia, no entanto, tem um processo próprio de fiscalização para esta modalidade de crime.

Até a publicação desta matéria nem o Governo do Paraguai, nem o Governo do Brasil se pronunciaram sobre esses números. Vale lembrar ainda que o presidente Jair Bolsonaro ganhou as eleições prometendo uma segurança mais rígida na fronteira.

2 Comentários
  1. […] Leia também: Aumentam as apreensões de contrabando na fronteira do Brasil com o Paraguai […]

  2. […] Leia também: Aumentam as apreensões de contrabando na fronteira do Brasil com o Paraguai […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.