Aulas em tempo integral devem se espalhar em SP

O governador João Dória anunciou que pretende expandir o modelo de aulas em tempo integral, que deverá crescer mais de 30%.

0

O modelo de aulas em tempo integral é popular em todo o mundo. Acima de tudo, isso se deve a uma série de vantagens que esse modelo de ensino é capaz de oferecer. Por exemplo, o modelo é capaz de melhorar a aprendizagem do aluno e ir muito além da orientação educacional, oferecendo orientação nutricional e esportes. Além disso, o modelo de aulas em tempo integral também permite uma melhor socialização da criança, contribuindo para o seu desenvolvimento. 

Entretanto, no Brasil o modelo é mais difundido nas escolas da rede privada. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número de matrículas no ensino público para esse modelo de ensino cresceu 5,4% desde 2015. Porém, esse número ainda não é o suficiente para atender as necessidades dos estudantes brasileiros. Em muitas regiões, o número de vagas ofertadas para aulas em período integral permanece baixo.

São Paulo terá crescimento das aulas em tempo integral

O Governador do estado de São Paulo, João Dória (PSDB), anunciou que pretende expandir o número de vagas em escolas que oferecem aulas em período integral. Desse modo, a proposta é de aumentar em ao menos 32% o número de escolas que oferecem as aulas em tempo integral. No total, espera-se que 213 escolas de São Paulo possam aderir ao formato.

Para aderir ao programa, as escolas precisam atender a alguns requisitos. O número de escolas inscritas para as aulas em tempo integral chegou a 545. Dentre elas, 460 atendem aos requisitos. Por exemplo, são priorizadas as escolas com maior capacidade de atendimento aos alunos. Além disso, o programa também prioriza as escolas que atendem estudantes em áreas de vulnerabilidade.

Como resultado, espera-se que 125 mil novos alunos possam aderir ao modelo de ensino das aulas em tempo integral. O prazo para a manifestação de interesse das escolas se encerra em 13 de outubro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.