Ativos financeiros: O que são e quais as classificações?

0

Os ativos financeiros são tudo aquilo que pode ter algum tipo de rendimento. O dinheiro tem um valor, mas quando ele está de posse ou pode ser trocado por bens ele é considerado um ativo, já que você compra algo que deseja, ou até mesmo faz um depósito.

Isso significa que os ativos financeiros não possuem exatamente uma forma, eles são algo que possui um valor no mercado, e que também variam de acordo com seu grau de risco. Os rendimentos que são gerados de ativos são tangíveis, que é o que você compra, ou seja, você faz com que os ativos deem rendimentos a partir do que você faz com eles.

Quem são os ativos financeiros

Os principais ativos financeiros são o dinheiro que tem valor de troca, as ações que fazem parte de um capital de uma empresa que pode ser comprado e gera rendimento assim como os títulos públicos que também geram lucro a partir dos juros pagos pelo governo. Além desses também existem os Fundos de investimento que são as aplicações feitas em vários ativos, e os CDBs (Certificado de Depósito Bancário), que é o empréstimo de dinheiro para o banco que também devolve pagando juros como rentabilidade.

Esses são os principais tipos de ativos financeiros que são mais conhecidos, mas tudo aquilo que pode gerar um rendimento, é considerado um ativo, ao contrário disso, o que dá gastos ou não gera lucro, é chamado de passivo.

Como eles são classificados?

Os ativos financeiros possuem duas classificações, que são os ativos da renda fixa e os ativos da renda variável. Os ativos da renda fixa são aqueles investimentos feitos que geram um retorno garantido. Possuem mais segurança e a remuneração não possui risco. É o tipo de investimento ideal para quem está começando ou para quem não gosta de correr risco algum.

Já os ativos da renda variável são aqueles que exigem mais conhecimento para se aplicar dinheiro. Com eles o investidor corre mais risco, já que apesar de ter um rendimento melhor, também oferece mais risco, pois lida diretamente com a instabilidade do mercado. É possível ter ótimos rendimentos nesse tipo de ativos financeiros, assim como também é possível perder muito dinheiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.