Ativista do MTST vai comandar Secretaria de Periferias do governo Lula

O governo federal nomeou nesta terça-feira (24) Guilherme Simões Pereira como chefe da Secretaria Nacional de Políticas para Territórios Periféricos. Ele, que agora comandará a pasta, que é inédita na estrutura do governo federal e será abrigada no Ministério das Cidades, comandado por Jader Filho, é um conhecido ativista do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST).

Guilherme Simões Pereira será chefe da Secretaria Nacional de Políticas para Territórios Periféricos, uma pasta inédita. (Foto: reprodução)

Nas redes sociais, o ativista comemorou a indicação feita pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ainda disse que ser o chefe da nova secretaria será uma “enorme honra e responsabilidade”. De acordo com Guilherme Simões Pereira, a “periferia veio para ficar”.

“Enorme honra e responsabilidade! Agora é trabalhar pra que as quebradas sejam o centro da nossa política urbana. A periferia veio pra ficar”, escreveu ele em sua conta no Twitter nesta terça, logo após o anúncio oficial do governo federal.

Quem também se pronunciou sobre a nomeação de Guilherme Simões Pereira como chefe da Secretaria Nacional de Políticas para Territórios Periféricos foi o MTST, que classificou o escolhido como sendo um “militante do MTST, do movimento negro e morador do Grajaú”, na Zona Sul de São Paulo.

“A periferia vai ser o centro! Nosso companheiro Guilherme Simões foi nomeado para a Secretaria de Políticas para Territórios Periféricos do Ministério das Cidades. Militante do MTST, do movimento negro e morador Grajaú, a voz periférica vai estar bem representada”, publicou o movimento.

Por fim, quem também comemorou a nomeação foi Guilherme Boulos (PSOL), deputado federal que já foi candidato à presidência da República e tem um histórico de ativismo no MTST. “A periferia vai ser o centro! Nosso companheiro Guilherme Simões foi nomeado para a Secretaria de Políticas para Territórios Periféricos do Ministério das Cidades. Militante do MTST, do movimento negro e morador Grajaú, a voz periférica vai estar bem representada ✊🏾”, escreveu o parlamentar.

Leia também: Acampamento de bolsonaristas tinha massagem, teatro de fantoche e local para confissões

Alisson Ficher

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

54 minutos ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago