ATENDIMENTO INSS: Ligações de celular serão GRATUITAS

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), o edital para a contratação de uma empresa que viabilizará o serviço gratuito das ligações feitas para a Central 135 do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), originadas de telefone móvel.

Vale destacar que atualmente são gratuitas apenas as ligações feitas por telefone fixo. Então, quem liga para o 135 usando um aparelho celular, paga o preço de uma ligação local.

No entanto, a intenção é de que essas ligações também sejam gratuitas.

Atendimento INSS com ligação gratuita por telefone móvel

Cabe mencionar que o valor máximo estimado da contratação é R$ 43 milhões para um contrato de 12 meses, mas espera-se que este valor seja reduzido durante a licitação.

Ainda mais, conforme previsto no edital, o INSS pagará apenas o que realmente for utilizado na franquia contratada.

A saber, a abertura da licitação está prevista para acontecer dentro de poucos dias, mais precisamente no dia 16 de novembro.

Com isso, a medida deve atingir 172 milhões de brasileiros, de acordo com dados do IBGE de 2018/2019. À época, estimou-se que cerca de cerca de 81% da população brasileira acima dos 10 anos de idade possuía um telefone móvel.

Por fim, cabe ressaltar que a previsão é de que o novo serviço gratuito seja disponibilizado entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, dependendo da conclusão da licitação e da instalação da infraestrutura necessária pela empresa vencedora do processo.

Veja ainda: Congresso vai trabalhar para manutenção do Auxílio Brasil de R$ 600, afirma Pacheco

Canal de atendimento

A Central de atendimento 135 foi criada com o propósito de ampliar o acesso da população aos serviços do INSS através de um canal de atendimento por telefone.

Atualmente, conta com 3 unidades em funcionamento: Salvador, Caruaru e Recife, reunindo mais de 5.600 colaboradores entre profissionais contratados e servidores do INSS, com funcionamento de segunda à sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).

E para se ter ideia de volume, cabe pontuar que até setembro de 2022, já foram atendidas mais de 30 milhões de chamadas.

Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social

Confira também: Veja o passo a passo para CADASTRAR o aplicativo CAIXA TEM

Vanessa Alves

Formada em Administração de Empresas e Redatora especialista em Benefícios Sociais e Direitos do Trabalhador.

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