Após milhares de contas serem bloqueadas por suspeita de fraude, a Caixa Econômica Federal informou que os trabalhadores que não estão conseguindo resolver via aplicativo Caixa Tem, poderão encaminhar a documentação via WhatsApp.
Beneficiários dizem ter recebido a mensagem para comparecer a uma agência bancária para comprovar sua identidade e liberar sua conta novamente, ou seja, realizar o desbloqueio.
A Caixa deixou claro que apenas os que tiveram o acesso bloqueado de “inconsistências cadastrais” poderão utilizar o WhatsApp para enviar a documentação. Já para quem foi bloqueado por suspeita de fraude (51%) continua sendo obrigatória a presença na agência da Caixa com o documento de que comprove sua identidade.
Documentos via WhatsApp
Os trabalhadores que não estão conseguindo acessar o aplicativo Caixa Tem para requerer o desbloqueio, após a tentativa de acesso, o próprio app dará instruções de como encaminhar os documentos via WhatsApp.
Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, após o envio dos documentos o desbloqueio deve acontecer em até 24 horas.
Golpes via WhatsApp
O presidente ainda alertou que as pessoas não devem acessar links enviados diretamente pelo WhatsApp ou por outras redes sociais. Guimarães falou que apenas o link disponibilizado pelo Caixa Tem é confiável para encaminhar a documentação.
“Nenhum outro aplicativo tem validade [para pedir documentos]. O único app em que essa informação é válida é o do Caixa Tem. É relevante isso para evitar qualquer envio de documentação dos clientes para pessoa que não esteja efetivamente analisando a questão”.