Os bancos querem ser os melhores amigos dos clientes e oferecem uma variedade de benefícios para isto. Alguns são gratuitos, outros precisam ser pagos. No entanto, existem certos serviços bancários que nunca devem ser cobrados.
Assim, se o seu banco está exigindo pagamento por serviços que deveriam ser gratuitos, você está perdendo dinheiro. Porém, a boa notícia é que você pode reclamar e pedir o reembolso dessas taxas.
Portanto, é importante conhecer as regras do Banco Central sobre esse assunto. Veja os detalhes a seguir.
O Banco Central do Brasil tem regras para os serviços dos bancos. Dessa forma, os bancos não podem cobrar taxas sem o consentimento do cliente. Assim, isso evita que o cliente seja prejudicado por algo que deveria ser gratuito por lei.
Contudo, se um banco cobrar uma taxa sem permissão, o cliente pode pedir o dinheiro de volta diretamente no banco.
Porém, se o banco se recusar, o cliente deve informar o Banco Central. Entretanto, antes de pedir o dinheiro de volta, é importante saber quais serviços estão sendo cobrados indevidamente.
Ademais, conforme a Resolução 3.919, art. 2º, inciso II do Banco Central do Brasil, os seguintes serviços listados abaixo são gratuitos. Assim, confira-os:
Veja também: NOVIDADE! Banco Neon lança cartão de crédito especial para você
Veja também: Veja como economizar com sua conta PJ no Banco C6!
Se um banco se recusar a reembolsar cobranças injustas, o titular da conta bancária pode fazer uma reclamação. Dessa maneira, basta entrar em contato com o banco por telefone, e-mail ou pessoalmente na agência.
Além disso, é importante formalizar a reclamação e solicitar um número de protocolo, pois em alguns casos pode ser necessário recorrer ao sistema judicial. Ademais, também é possível registrar reclamações nos órgãos de proteção ao consumidor, como o Procon estadual ou municipal. O artigo 6º, item III do CDC garante ao cidadão o direito a informações precisas e claras sobre os preços dos serviços prestados.
Por isto, o consumidor deve examinar o contrato no momento da abertura da conta e conhecer quais serviços foram contratados. Dessa forma, ao saber quais serviços são essenciais e não devem ser cobrados, se houver uma cobrança indevida, o consumidor deve informar imediatamente o banco e seguir os passos mencionados acima para se proteger.
Veja também: Dívida com ITAÚ? Banco Lança Campanha para RENEGOCIAÇÃO
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…