Astronautas da SpaceX voltam para a Terra depois de 2 meses no espaço

Pouso da nave aconteceu conforme previsto pela NASA. Com isso, primeiro projeto tripulado realizado por empresa privada se completa

0

Bob Behnken e Doug Hurley estão de volta ao lar. Os dois astronautas que participaram da missão espacial da Space X há alguns meses pousaram de volta ao planeta neste domingo (2), às 15h48, como previa a NASA.

Dessa forma, chega ao fim com sucesso a primeira operação espacial tripulada realizada por uma empresa privada. O lançamento do foguete aconteceu do Cabo Canaveral, na Flórida ainda no dia 31 de maio. Isso logo depois de um adiamento por causa do mal tempo.

A nave que trouxe os dois pilotos de volta para a Terra pousou no Golfo do México. Esta foi a primeira missão tripulada que saiu do solo norte-americano em mais de uma década. Até por isso, uma cobertura midiática intensa foi realizada.

Na ocasião, o lançamento contou com a presença do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Ele, aliás, disse que o lançamento teria mostrado ao mundo que o país estaria de volta à liderança da corrida espacial internacional. 

Astronautas voltam para a Terra

O retorno da missão foi extremamente complexo. O processo começou ainda no último sábado (1). Exatamente às 18h15, pelo horário de Brasília, a NASA fez uma transmissão para mostrar os dois astronautas se acomodando na cápsula Endeavour.

Na ocasião, os dois passaram um longo período de tempo apenas testando os aparatos técnicos e de comunicação para que a volta acontecesse em total segurança. Seja como for, a nave só foi desacoplada às 20h34, sempre mantendo as informações no horário de Brasília.

Ou seja, os astronautas passaram toda “a madrugada” em uma viagem de volta para o planeta azul. Eles chegaram na costa da Flórida em um momento que foi muito comemorado nas redes sociais.

O sucesso do projeto serviu como uma espécie de primeiro passo para um objetivo muito mais ambicioso da empresa de Elon Musk. É que ele pretende levar seres humanos para Marte nos próximos anos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.