Assistência Social: o que é, afinal? Saiba agora mesmo!

Serviço Social, Assistência Social, Assistente Social... Conheça as definições!

2

O termo “Assistência Social” anda em alta nos últimos tempos, ainda mais em situações de calamidade, como a pandemia da Covid-19 – que exige atenção à garantia de direitos do cidadão. Mas, afinal, o que é essa assistência?

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e com o Conselho Federal de Serviço Social, a Assistência Social pode ser entendida como:

“Uma política pública, ou seja, um direito de todo cidadão que dela necessitar. Ela está organizada por meio do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que está presente em todo o Brasil. Seu objetivo é garantir a proteção social aos cidadãos, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos que se constituem como apoio aos indivíduos, famílias e para a comunidade no enfrentamento de suas dificuldades”

Assistência Social X Serviço Social X Assistente Social

Mesmo com a explicação anterior, ainda causam confusões os três termos, que foram citados acima. Vamos esclarecer, então?

O Serviço Social é um curso de nível superior que forma o Assistente Social. É um curso com 4 anos de duração, de nível de bacharelado.

Durante a formação, o estudante de Serviço Social se prepara para atuar na Assistência. E, como a Assistência está inserida em diversos contextos da sociedade, esses profissionais estudam temas como: saúde, educação, violência doméstica, proteção à criança e ao adolescente, direitos humanos, economia, entre outros. Isso para saber como garantir os direitos do cidadão e contribuir na mudança, para melhor, da realidade de todos os indivíduos.

O Assistente Social é o profissional com a graduação concluída e reconhecida em Serviço Social e devidamente cadastrado no Conselho Regional de Serviço Social. Trata-se de um profissional qualificado da Assistência e que faz uso de intervenções que assegurem os direitos dos cidadãos.

Até a próxima!

Nos próximos encontros sobre a Assistência Social, falaremos mais sobre direitos, sobre como o Assistente Social atua, como ter acesso (e quando recorrer) à Assistência Social, os serviços sócio-assistenciais a que temos direito (que são muitos) e muito mais! Até lá!

Erica é Assistente Social (formação em Serviço Social), além de jornalista. 

 

Fontes: Ministério do Desenvolvimento Social e Conselho Federal de Serviço Social 
2 Comentários
  1. […] o Plenário do Senado aprovou o Projeto de Lei 1.389/2020 que autoriza o uso do saldo de fundos de assistência social durante a […]

  2. […] artigo anterior, falamos sobre a Assistência Social, o Serviço Social e o Assistente Social. Também, comentamos que a rede que faz a gestão da […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.