As mudanças que o covid-19 fizeram no futebol

Quais foram os impactos da covid-19 para o futebol?

0
Estádio de Colônia Foto Twitter Bundesliga
Estádio do Colônia / Foto: Twitter Bundesliga

 

Desde Março a OMS decretou pandemia de coronavírus. Diversos setores foram afetados e o futebol não foi diferente. Por ser um esporte de contato, diversas medidas e precauções foram tomadas para que o retorno fosse realizado com segurança.

O primeiro campeonato a retornar foi o Campeonato Alemão no dia 16 de maio. Mas aqui no Brasil o Futebol só iria começar a retornar em junho. Em um clima de protestos e apreensão pouco a pouco os estaduais foram retornando com uma série de medidas sanitárias e de precaução para evitar o contágio.

Por isso vamos ver a seguir as mudanças que o covid-19 trouxe para o Futebol.

Jogos sem torcida

O principal impacto do covid-19 para o Futebol foi a ausência de torcida nos jogos. Devido ao distanciamento social, se torna inviável a realização de jogos com o público. Seja por questões sanitárias ou simplesmente para evitar contágio devido às aglomerações, os jogos atualmente estão sendo realizados sem torcida. Embora aqui no Brasil e em outros países se estude a possibilidade de um retorno gradual do público.

Campeonato Holandês encerrado

As autoridades holandesas determinaram que as atividades desportivas só poderiam ser retomadas a partir do dia 1º de setembro, devido a pandemia de covid-19. Assim, a Eredivisie optou por encerrar a temporada 2019/2020 do Campeonato Holandês.

Esta edição não terá campeão ou rebaixado, nem ascensão para a primeira divisão. A organização apenas informou o Ajax, líder até o momento da paralisação, como o representante direto da Holanda na próxima edição da Liga do Campeões.

Liga dos Campeões em jogo único

O retorno da Liga dos Campeões se deu apenas em agosto. Entretanto devido ao atraso em que a competição se encontrava, a UEFA decidiu que todos os jogos a partir das quartas-de-finais fossem realizados em jogo único em Portugal, país sede da final. A Liga dos Campeões costuma terminar geralmente em junho.

Calendário Europeu no Brasil

Aqui no Brasil com o retorno tardio das atividades nos estaduais, devido a covid-19, a solução foi adotar o calendário europeu. Portanto a temporada 2020 terminará em 2021. A CBF e a Conmebol já se pronunciaram que esta medida apenas será nesta edição. Assim o Campeonato Brasileiro está previsto para terminar em fevereiro, e a Libertadores em janeiro. A copa Sul-Americana não será impactada.

Jogos adiados e suspensos

Com direito a partidas encerradas por W.O na fase preliminar da Champions, até jogos adiados no Brasileiro, o Futebol de 2020 está sendo marcado pela covid-19. Mas até o momento os casos mais alarmantes foram de Goiás com 10 infectados e o primeiro jogo adiado contra o São Paulo, e Flamengo com 19 infectados e o jogo contra o Palmeiras adiado pela décima segunda rodada. Apesar dos jogos adiados até o momento, no último sábado, 26 de setembro, nenhum campeonato foi interrompido.

5 jogos adiados no campeonato brasileiro e Libertadores.

Decisão do STF pode encerrar greve dos Correios na sexta (21). Entenda

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.