Arqueólogos descobrem “fast-food” milenar em Pompeia
As escavações no sítio arqueológico de Pompeia, na Itália, trouxeram à tona um antigo restaurante fast-food na cidade do Império Romano. O trabalho revelou pratos que eram populares para os cidadãos que já gostavam de comer fora, um costume presente até hoje na cultura italiana.

Pompeia é famosa pelos danos de uma grande erupção do vulcão Vesúvio no ano 79. Uma intensa chuva de cinzas soterrou toda cidade a até seis metros. Por mais de 1600 anos não se sabia da existência de Pompeia, até ser encontrada por acaso em 1748, conforme os historiadores.
O chefe do Parque Arqueológico de Pompeia, Massimo Osanna, disse no sábado (26) que historiadores encontraram cerca de 80 dessas comidas rápidas no local. Além disso, é a primeira vez que um restaurante com bebida quente – conhecido como termopólio – foi completamente descoberto.nco
O termopólio foi parcialmente desenterrado em 2019 durante o trabalho para escorar as ruínas de Pompeia. Desde então, os arqueólogos continuaram cavando e revelaram um balcão em forma de L, com buracos largos típicos no topo. A bancada com as duas faces pintadas continha vasilhas profundas para alimentos quentes, não muito diferente dos potes de sopa de hoje em dia.
A decoração do balcão foi a primeira a surgir durante a escavação. A imagem mostra uma sereia sobre um cavalo-marinho no mar, enquanto o lado mais curto apresenta uma ilustração que provavelmente é da própria loja, descrevem arqueólogos.
De acordo com um relatório sobre a escavação, a lanchonete milenar oferecia pratos à base de mamíferos, pássaros, peixes e caracóis, além de muito vinho. Vários materiais de dispensa e transporte também foram descobertos.
Descobertas em Pompeia
Os arqueólogos também encontraram os restos mortais de dois homens com esqueletos quebrados próximo a estrutura comercial. Segundo o diretor do parque, seria de quem encontrou a cidade na escavação feita no século XVII.
A lanchonete milenar fica em frente a uma praça da cidade antiga em uma das nove áreas em que Pompeia está dividida. E não é a única descoberta porque dezenas delas foram identificadas ao longo dos anos.