Arqueólogos descobrem “fast-food” milenar em Pompeia

2

As escavações no sítio arqueológico de Pompeia, na Itália, trouxeram à tona um antigo restaurante fast-food na cidade do Império Romano. O trabalho revelou pratos que eram populares para os cidadãos que já gostavam de comer fora, um costume presente até hoje na cultura italiana.

Lanchonete encontrada por arqueólogos em Pompeia
Lanchonete milenar no estilo “fast-food” encontrada em Pompeia (Reprodução: Parque Arqueológico de Pompeia)

Pompeia é famosa pelos danos de uma grande erupção do vulcão Vesúvio no ano 79. Uma intensa chuva de cinzas soterrou toda cidade a até seis metros. Por mais de 1600 anos não se sabia da existência de Pompeia, até ser encontrada por acaso em 1748, conforme os historiadores.

O chefe do Parque Arqueológico de Pompeia, Massimo Osanna, disse no sábado (26) que historiadores encontraram cerca de 80 dessas comidas rápidas no local. Além disso, é a primeira vez que um restaurante com bebida quente – conhecido como termopólio – foi completamente descoberto.nco

O termopólio foi parcialmente desenterrado em 2019 durante o trabalho para escorar as ruínas de Pompeia. Desde então, os arqueólogos continuaram cavando e revelaram um balcão em forma de L, com buracos largos típicos no topo. A bancada com as duas faces pintadas continha vasilhas profundas para alimentos quentes, não muito diferente dos potes de sopa de hoje em dia.

A decoração do balcão foi a primeira a surgir durante a escavação. A imagem mostra uma sereia sobre um cavalo-marinho no mar, enquanto o lado mais curto apresenta uma ilustração que provavelmente é da própria loja, descrevem arqueólogos.

De acordo com um relatório sobre a escavação, a lanchonete milenar oferecia pratos à base de mamíferos, pássaros, peixes e caracóis, além de muito vinho. Vários materiais de dispensa e transporte também foram descobertos.

Descobertas em Pompeia

Os arqueólogos também encontraram os restos mortais de dois homens com esqueletos quebrados próximo a estrutura comercial. Segundo o diretor do parque, seria de quem encontrou a cidade na escavação feita no século XVII.

A lanchonete milenar fica em frente a uma praça da cidade antiga em uma das nove áreas em que Pompeia está dividida. E não é a única descoberta porque dezenas delas foram identificadas ao longo dos anos.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.