Argentina descarta novo lockdown para conter avanço da Covid-19
Mesmo com pedidos dos especialistas, governo da Argentina decidiu não interferir nos fechamentos. Mas fará toque de recolher
A Argentina anunciou nesta quarta-feira (7) que não vai fazer um novo lockdown nos próximos dias. Esperava-se que o Presidente Alberto Fernández fosse anunciar isso nesta quarta-feira (7). Mas isso acabou não acontecendo.
O Presidente até fez um pronunciamento. Mas não anunciou nenhum lockdown, mas sim uma série de outras medidas. De acordo com Fernández, o país vizinho vai entrar em um toque de recolher que vai começar já nesta sexta-feira (9).
De acordo com as regras, o toque vai começar a funcionar a partir da meia noite e vai durar até às 6h. É portanto uma medida que muda a lógica do país apenas durante a madrugada. O Presidente disse ainda que esse sistema deve durar pelas próximas três semanas.
Não é bem isso o que os especialistas queriam. É que eles atentam para o fato de que o Governo não vai fechar nenhuma atividade durante o dia ou mesmo a noite. De acordo com a própria Casa Rosada, os restaurantes, por exemplo, poderão abrir normalmente até às 23h.
É que há uma preocupação do governo com a popularidade do Presidente. Ele vem amargando números baixos desde o lockdown ainda da primeira onda. A Argentina, para quem não lembra, foi um dos países que teve um dos fechamentos mais rígidos e um dos que duraram mais tempo.
Lockdown
No Brasil, a discussão sobre a necessidade do lockdown também existe. Por aqui, no entanto, essa discussão costuma ser mais descentralizada. É que os estados e municípios ganharam o poder de fechar ou não fechar as suas atividades.
Mas a base da discussão é a mesma que se vê no país vizinho. De um lado, especialistas em saúde pública lembram que o lockdown é a única forma de combater o vírus. Do outro lado, economistas lembrar que os fechamentos geram desemprego.
Leia Mais: Gafanhotos reaparecem e atacam lavouras na Argentina
[…] Leia mais: Argentina descarta novo lockdown para conter avanço da Covid-19 […]
[…] Argentina descarta novo lockdown para conter avanço da Covid-19 […]