Parlamentares do Senado Federal aprovaram, na noite desta quarta-feira (21), o nome de Cristiano Zanin para assumir o posto de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele assumirá o lugar de Ricardo Lewandowski, que deixou a Corte em abril ao completar 75 anos, idade limite para alguém desempenhar a função de ministro da Corte.
De acordo com as informações, Cristiano Zanin irá assumir um gabinete que conta hoje com um dos menores acervos de ações e recursos da Corte. Ele, que foi aprovado no Senado com 58 votos a favor e 18 contra, terá sob responsabilidade 530 ações, a maioria tratando sobre temas como Direito Administrativo e Direito Público, além de casos tributários.
Dentre os principais temas que Cristiano Zanin deve comandar estão algumas com repercussões sociais e econômicas, como:
Cristiano Zanin, que tem 47 anos e, por isso, levando em conta a idade máxima para ocupar a cadeira de ministro, terá 28 anos na corte, deverá integrar a Primeira Turma. A vaga foi aberta com a transferência do ministro Dias Toffoli para a Segunda Turma do STF – ele quis assumir o posto que era de Ricardo Lewandowski.
A indicação do advogado foi polêmica, visto que ele é próximo a Lula, tendo sido, inclusive, o defensor do petista durante a Lava Jato, operação da Polícia Federal (PF) que culminou na prisão de Lula, que ficou detido por mais de 500 dias em Curitiba, no Paraná. Nesta quinta, antes da aprovação no Senado, Cristiano Sanin ressaltou que “não ficará subordinado a quem quer que seja”.
“Eu acredito que estou aqui hoje indicado pelo presidente Lula pelo fato de ele ter conhecido meu trabalho jurídico, minha carreira na advocacia e ter a certeza que eu, uma vez aprovado e nomeado por esta Casa, vou me guiar pela Constituição e as leis, sem qualquer tipo de subordinação a quem quer que seja”, disse ele.
Leia também: Casar com mais de 70 anos com comunhão de bens?! STF analisa o assunto
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…