Hoje nós vamos passar algumas informações para que você aprenda a emitir extrato de contribuição do INSS.
O Instituto Nacional do Seguro Social, mais conhecido como INSS, é responsável pelo pagamento de diversos benefícios para os trabalhadores brasileiros, como aposentadoria, auxílio-doença e salário-maternidade. Para ter direito a esses benefícios, é necessário que o trabalhador contribua mensalmente para a Previdência Social.
Assim, é preciso saber quanto tempo falta para se aposentar ou para verificar se as contribuições feitas estão corretas, é possível emitir o extrato de contribuição do INSS.
Para isso, nós separamos algumas das principais informações para que você conheça o passo a passo de como fazer isso.
Por isso, se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler até o final, para saber de tudo o que precisa sobre como emitir extrato de contribuição no INSS.
Emitir o extrato de contribuição do INSS é um processo fácil e rápido, também é possível realiza-lo pelo site do Meu INSS. É importante lembrar que esse documento é fundamental para verificar se as contribuições estão corretas e para saber quanto tempo falta para se aposentar. Caso haja a identificação de algum erro no extrato, é possível solicitar uma correção em uma APS.
Além disso, o extrato de contribuição do INSS pode ser utilizado como comprovante de renda em diversas situações. Portanto, é importante ter esse documento sempre atualizado e em mãos.
Todavia, você pode emitir um extrato de contribuição quando quiser, e ficar por dentro de tudo sobre seus benefícios no INSS.
Veja o passo a passo:
O primeiro passo para emitir o extrato de contribuição do INSS é acessar o site do Meu INSS.
Caso ainda não tenha cadastro no site, é necessário fazer o cadastro antes de seguir com os próximos passos.
Ao acessar o site do Meu INSS, é necessário fazer login com seu CPF e senha. Caso não tenha a senha, é possível gerar uma nova senha pelo próprio site, clicando na opção “Esqueci minha senha”.
Após fazer o login, selecione a opção “Extrato Previdenciário (CNIS)” na barra de menu à esquerda.
Ao selecionar a opção “Extrato Previdenciário (CNIS)”, será necessário escolher o período que deseja consultar. É possível escolher desde o início das contribuições até a data atual.
Caso perceba erros nas contribuições apresentadas no extrato, é possível solicitar uma correção. Então, é necessário comparecer a uma Agência da Previdência Social (APS) com os documentos que comprovem o erro, como carteira de trabalho e contracheques.
Outrossim, vale lembrar que o extrato de contribuição do INSS é um documento importante e pode ser utilizado como comprovante de renda em algumas situações, como na solicitação de empréstimos pessoais ou financiamentos.
Agora que você já sabe o passo a passo para emitir extrato de contribuição do INSS e para que ele serve, é só seguir nossas instruções para não ter mais problemas na hora de verificar seu cadastro junto à Previdência Social!
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…