Apple planeja produzir carros até 2024

1

A Apple tem como meta para 2024 produzir um veículo de passageiros. Depois que a notícia foi revelada pela agência Reuters, as ações da empresa fecharam em alta de 1,24% na segunda-feira (22). Enquanto isso, os papéis na bolsa de valores da principal corrente no setor de tecnologia de carros autônomos, a Tesla do sul-alfricano Elon Musk, fecharam 6,5% mais baixos.

Os planos da Apple não são públicos. Contudo, a reportagem da Reuters revela que o objetivo da Apple é construir um veículo pessoal para o mercado de massa que contrasta com as rivais de tecnologia de carros autônomos. Por exemplo, a empresa Waymo, que construiu táxis robóticos para transportar passageiros em um serviço sem motorista.

Fabricar um veículo representa um desafio na cadeia de suprimentos até mesmo para a Apple. A empresa com grandes recursos tem uma reputação invejável e fabrica centenas de milhões de produtos eletrônicos todos os anos com peças de todo o mundo. Entretanto, nunca fez um carro. 

O carro da Tesla, de Elon Musk, levou 17 anos para finalmente se tornar um veículo com lucro sustentado. “Se há uma empresa no planeta que tem recursos para fazer isso, provavelmente é a Apple. Mas, ao mesmo tempo, não é um celular ”, disse à Reuters uma das pessoas que trabalhou no projeto de criação de carros da Apple.

Contudo, os atrasos relacionados à pandemia de covid-19 podem levar o início da produção para 2025 ou mais tarde.

Bateria do carro Apple

No centro da estratégia da Apple está um novo design de bateria que poderia reduzir radicalmente o custo das baterias. Ao mesmo tempo, promete aumentar o alcance do veículo. 

A empresa planeja usar um design “monocell” exclusivo que aumenta as células individuais da bateria e libera espaço dentro da bateria. Ou seja, significa que possui capacidade para armazenar material ativo, o que dá ao carro um alcance potencialmente maior. 

Segundo a Reuters, a Apple estaria examinando uma química para a bateria chamada LFP, ou fosfato de ferro-lítio, que é menos provável de superaquecer. Portanto, é mais segura do que outros tipos de baterias.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.