O processo Epic Games vs. Apple não está previsto para começar até o próximo ano e, enquanto isso, havia a preocupação de que a Apple desativaria o suporte do Unreal Engine em seus dispositivos.
Isto deixaria um grande número de desenvolvedores sem a capacidade de manter ou desenvolver jogos em iOS e Mac, mas um juiz interveio.
Uma ordem de restrição anteriormente temporária que impedia a Apple de fazer isso foi tornada permanente até o julgamento final.
Abre o jogo
Em uma ordem apresentada em 9 de outubro, a juíza distrital dos Estados Unidos Yvonne Gonzalez Rogers disse que todas as partes “em concerto ativo ou participação com a Apple” estão proibidas de tomar medidas contra “Afiliadas Epic” em relação ao programa de desenvolvedores da Apple.
Tais medidas estavam sendo tomadas com base na Epic Games usar métodos de pagamento direto para contornar o próprio sistema de pagamento da Apple.
“Esta liminar substitui a ordem prévia de restrição temporária”, a ordem continuou, acrescentando que permanecerá em vigor enquanto durar o litígio.
Explicando a decisão, a ordem mencionou o interesse do público e os danos potenciais que poderiam vir da remoção do Motor Unreal dos dispositivos iOS.
Criatividade e inovação
O Unreal Engine é um dos engines de jogos mais populares do mundo e tem sido amplamente utilizado em plataformas móveis.
“O registro mostra danos potenciais significativos tanto para a própria plataforma Unreal Engine quanto para a indústria de jogos em geral, inclusive tanto para desenvolvedores de terceiros quanto para jogadores”, lê-se.
“O contexto público em que este dano surge difere significativamente: Não apenas o acordo subjacente não foi violado, mas a economia está precisando de vias crescentes para a criatividade e inovação, não as eliminando”.
Embora o Unreal Engine permaneça suportado nos dispositivos da Apple, serão vários meses até que haja uma chance de que isso aconteça para o Fortnite.