Categorias: Política

Após ataque às urnas de Bolsonaro, Fachin cita ‘negacionismo’

Mais uma vez o presidente Jair Bolsonaro colocou em cheque a segurança das urnas, Bolsonaro convidou alguns diplomatas para uma reunião onde mais uma vez falou sobre suas teorias de conspiração que já foram diversas vezes desmentidas por autoridades. Contudo, o presidente segue insistindo com sua estratégia de atacar as urnas. 

Com isso, pouco tempo depois de suas declarações, o ministro Edson Fachin, atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral e também ministro do Supremo Tribunal Federal, rebateu as alegações do chefe do Executivo durante uma Palestra no Paraná. Nesse sentido o ministro disse o seguinte:

“A Justiça Eleitoral está preparada e realizará eleições de forma limpa, transparente e auditável. Há um inaceitável negacionismo eleitoral por parte de personalidade pública importante em um país democrático”

Fachin considera o caso como bastante grave

Bastante irritado, Fachin disse que o caso é bastante grave e condenou a postura adotada pelo presidente Bolsonaro, ainda segundo suas palarvas o mesmo destacou que: “É muito grave a acusação de fraude e de má-fé a uma instituição, mais uma vez, sem prova alguma. Precisamos nos unir e não aceitar a razão de tanto ataque institucional e ataques pessoais”

Além disso, Fachin voltou a defender que as forças armadas representam o Estado e não um governo como por vezes o presidente busca parecer. Com isso, Fachin alega ainda que as palavras de Bolsonaro: “São sinais que atentam contra a independência dos Poderes e procuram abolir com violência física, simbólica ou verbal a pluralidade, a tolerância e a liberdade”

“a união da sociedade no combate ao negacionismo”: “É importante a sociedade civil e o cidadão entenderem que esse tipo de desinformação, como a de hoje, pode continuar, uma vez que ao negacionismo não interessa as provas incontestes e os fatos. Portanto, precisamos nos unir e não aceitar sem questionarmos a razão de tanto ataque.”

Tensão e ataques consecutivos de Bolsonaro

Desde que fora eleito, Bolsonaro segue sua estratégia de desacreditar a segurança das urnas, insistindo que o sistema de votação é frágil, Bolsonaro aponta que deveria ter ganho em 2018 no primeiro turno. Com isso, o mesmo alega que as urnas que o elegeram naquele ano foram fraudadas. 

Além disso, o presidente segue colocando lenha na fogueira ao pedir que os militares façam uma apuração paralela na contagem de votos. Nesse sentido, o ministro da defesa, Paulo Sérgio Nogueira, chegou a comentar que os militares se sentem “desprestigiados” segundo suas próprias palavras, pela Justiça Eleitoral. 

Fachin rebateu tais argumentos: “Em meio a um debate desvirtuado e a um clima comunicativo nitidamente adoecido, é preciso recusar a cólera, promover diálogos racionais e ponderados, focar nos verdadeiros problemas. O processo eletrônico de votação é seguro e transparente, as eleições brasileiras permitem, de fato, a circulação do poder em consonância com a autêntica vontade popular”

Por fim, Fachin pediu ajuda no combate as fake news e sem citar o nome do presidente Bolsonaro, Fachin alegou que uma autoridade importante estaria espalhando inverdades, pedindo assim que as pessoas se atentem a isso para que não espalhem esse tipo de afirmação.

João Belarmindo

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

8 horas ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago