O aplicativo Meu INSS foi desenvolvido pela Dataprev para facilitar o acesso do cidadão a serviços públicos, sendo atualmente o principal canal para solicitações de serviços do Instituto Nacional do Seguro Social.
A saber, todos os serviços que não exigem a presença física do segurado foram transformados em digitais. Dessa forma, 90 dos 96 serviços do INSS podem ser solicitados remotamente.
É válido destacar que entre eles estão as solicitações de aposentadorias, salário-maternidade, pensões, Certidão de Tempo de Contribuição e extratos previdenciário e de empréstimo consignado.
Ainda mais, pelo Meu INSS, o trabalhador consegue saber se tem direito à aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição e qual será a previsão de renda mensal pelas regras válidas atualmente.
Além disso, a ferramenta faz uma busca automática de todas as informações e dados de vínculos registrados nos sistemas do INSS.
O aplicativo pode ser obtido de forma gratuita nas lojas de aplicativos, onde você deve buscar por ‘Meu INSS’ para fazer o download no seu celular ou tablet.
Você ainda tem a opção de visitar o Portal do Meu INSS na internet neste link.
Para criar o cadastro no aplicativo ou no site você deve informar os seguintes dados: número do seu CPF, nome completo, data e local onde nasceu e nome completo da mãe.
Para fazer o cadastro no Meu INSS, é bom ter em mãos os seus documentos e a Carteira de Trabalho. No processo do cadastro, serão apresentadas perguntas relacionadas à vida trabalhista e previdenciária, como datas de recebimento de benefícios ou de realização de contribuições.
Na plataforma do Meu INSS, pelo site ou aplicativo, você tem acesso a mais de 90 serviços diferentes.
Durante o período de pandemia o aplicativo ganhou ainda mais destaque por facilitar a vida do cidadão. A saber, nos últimos 5 meses, o número de requerimentos digitais pulou de 19% para 60%.
Veja a lista de alguns dos serviços:
Acompanhe aqui informações para os serviços que possuem maior procura.
Veja como solicitar sua aposentadoria no aplicativo Meu INSS:
O Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) é semelhante a um relatório de contribuições do trabalhador. No documento é possível encontrar as seguintes informações:
Veja como solicitar:
A perícia médica é um procedimento obrigatório realizado pelo médico habilitado do INSS. O objetivo é comprovar a existência de doença ou algo que incapacite o trabalhador, seja total ou parcialmente, para o exercer a profissão.
O serviço de agendamento para a perícia médica pode ser feito pelo Meu INSS, tanto para dar entrada, quanto para pedir prorrogação do benefício
Para agendar:
Leia também: Pagamento da restituição do IRPF: 3º lote sai nesta semana
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…