Número bem expressivo, mais de 276 mil usuários fizeram cadastro na plataforma Celular Seguro em um prazo de 24 horas. A saber, os dados foram divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Lançado recentemente, mais precisamente no último dia 19 pelo governo federal, a ferramenta permite bloquear o aparelho, a linha telefônica e os aplicativos bancários em caso de perda, roubo ou furto de aparelhos.
Para tanto, o acesso é feito pelo gov.br.
De acordo com balanço, até às 15h30 da quarta-feira (20), 182.645 celulares foram registrados pelo site ou aplicativo e 169.843 pessoas foram incluídas como de confiança.
Ainda mais, no mesmo período, foram realizados 1.213 bloqueios em razão de perda, roubo e furto de celulares após alertas de usuários.
Vale destacar que o aplicativo está disponível na Play Store (para Android) e App Store (sistema iOS).
A título de curiosidade, cabe mencionar que foram mais de 5.000 cadastros de telefones por hora.
Muito bem, vamos lá! O primeiro passo é baixar o aplicativo. Então, é preciso fazer o login por meio da conta gov.br.
Em seguida, o usuário deverá cadastrar o aparelho informando o número, marca e modelo.
Aliás, cabe ressaltar que pode ser registrado mais de um dispositivo, mas a linha deve estar cadastrada no CPF do usuário.
Além disso, o sistema permite o cadastro de uma ou mais pessoas de confiança, que poderão auxiliar criando ocorrências em nome do usuário. Assim, em caso de perda ou roubo, o usuário ou a pessoa de confiança poderá registrar uma ocorrência por meio do site ou do aplicativo.
Por fim, após descrever quando, onde e como ocorreu o problema, o sistema emitirá alertas para instituições participantes, para que tomem as ações necessárias, como o bloqueio de aplicativos financeiros, do aparelho e da linha telefônica.
Em complemento, foi divulgado que o bloqueio da linha telefônica, por meio do chip, estará disponível no aplicativo a partir de 9 de fevereiro. Até lá, será preciso continuar bloqueando a linha entrando em contato com a operadora de telefonia.
Logo após acessar o aplicativo Celular Seguro com os dados de login, o usuário deverá preencher o cadastro da pessoa de confiança com o nome, CPF, telefone, e-mail.
Para cadastrar o telefone na plataforma, o usuário deve clicar em “registrar telefone”. Aliás, é importante saber que a pessoa não tem quantidade limite de dispositivos para cadastrar, porém, todos os aparelhos devem estar inscritos com o CPF do usuário.
Quando o usuário estiver com todos os dados e a pessoa de confiança cadastrada, em caso de celular roubado, deverá preencher os critérios:
Com informações da Agência Brasil
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…