Aplicativo alerta para contato com infectados por covid-19

0

O Ministério da Saúde lançou, nesta quinta-feira (30), uma atualização do aplicativo Coronavírus SUS. Agora é possível rastrear e avisar sobre a proximidade e o contato com pessoas contaminadas pela covid-19.

Até a data de publicação desta matéria, o Brasil já contava com 2.662.485 de casos acumulados do novo coronavírus.    

A tecnologia utilizada no app se chama API Exposure Notification e já é comum em outros países, como Alemanha, Itália e Uruguai, no entanto só funcionará caso o usuário escolha habilitar a função “notificação de exposição” nas configurações do aplicativo. 

De acordo com nota divulgada pelo Ministério da Saúde, pessoas que estiverem geolocalizadas em um espaço próximo ao de outras pessoas que cadastraram no aplicativo que estão infectadas pelo novo coronavírus receberão um alerta.  

O sistema não revela a identidade do doente, apenas avisa da proximidade de uma pessoa que, voluntariamente, afirmou estar com diagnóstico positivo para a doença nos últimos 14 dias. 

Para registrar que está doente, o usuário precisa validar o exame com o diagnóstico positivo. De acordo com o boletim do ministério, “a técnica será uma parte essencial da transição para a vida cotidiana e, ao mesmo tempo, gerencia o risco de novos surtos.” 

O Ministério da Saúde divulgou que cerca de 10 milhões de brasileiros já baixaram o aplicativo nos celulares, e a expectativa é de que haja um aumento de 30% no uso, com a nova ferramenta. 

O Coronavírus SUS, tem por objetivo conscientizar a população sobre o coronavírus (Covid-19), e informar sobre diversos tópicos como os sintomas, como se prevenir, o que fazer em caso de suspeita e infecção, mapa indicando unidades de saúde próximas, etc.  

Atualmente, ele está disponível para as plataformas Android – na Google Play e para iOS, através da App Store. 

DÚVIDAS

Para saber mais sobre o tema ou tirar dúvidas sobre a COVID-19, a população também pode contar com o serviço de informações do Disque Saúde 136, que é administrada pela Ouvidoria-Geral do SUS. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.