Apesar da Covid-19, PIB de SC ficará próximo da estabilidade em 2020

Mesmo ao considerar os últimos 100 anos de economia catarinense, a Covid 19 não irá causar danos profundos para o PIB de SC. Boa parte das atividades econômicas tiveram desempenho acima do esperado. Dessa forma, o Produto Interno Bruto estará bem próximo à estabilidade no ano de 2020. Paulo Zoldan, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), afirma que as consequências da pandemia não influenciaram no resultado final econômico. 

O governador Carlos Moisés aplicou as medidas restritivas inúmeras vezes e foi contra o presidente da República, Jair Bolsonaro. Moisés foi eleito no estado devido ao apoio do presidente e, tempos depois, se voltou contra ele nas formas de lidar com o vírus. Ontem (14), ele havia realizado reuniões com alguns prefeitos para discutir formas de como acelerar a vacinação da população. 

O PIB de SC terá o desempenho de 4% em queda, o que fica muito abaixo do Reino Unido que permaneceu com seus 9,9% de retração. Esperava-se que a queda fosse acima do valor que teve o Reino Unido. Obteve queda de -1,6% até setembro de 2020, mas, após isso, obtiveram valorização da economia devido a liberação de comércios em grandes cidades como Florianópolis e Blumenau. Vale ressaltar que as medidas restritivas sempre foram impostas. 

PIB de SC: Comércio em queda? Não!

Enquanto alguns estados apresentaram quedas no comércio, Santa Catarina teve alta de 1,2%. No quesito de volume, cresceram cerca de 5,6% frente ao ano anterior. Segundo a Economia SC, a abertura de empresas como MEI ou ME cresceram cerca de 14,4% nos dez primeiros meses do ano passado. O governo dispensou a emissão de alvará e licença para os MEIs, o que facilitou ainda mais a abertura. A única obrigação destes empreendedores é pagar o famoso DAS todos os meses com o valor de R$ 60 que já contribui para a aposentadoria. 

No quesito de indústria, a retração chegou em 4,4%, bastante próxima ao valor em escala nacional de 4,5%. O PIB de SC ainda conta com algumas atividades na área da indústria como a venda de fumo em Leoberto Leal. Outras cidades produzem feijão, milho e outros itens importantes na rotina brasileira. Algumas condições foram ainda aquecidas pelo auxílio emergencial que favoreceu e estimulou a economia. 

Daiane Souza

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

2 horas ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago