Apenas 27,8% dos fundos imobiliários têm retorno positivo no semestre

Os fundos imobiliários vêm crescendo cada vez mais nas carteiras de investimentos do país, com muita gente mostrando interesse nesse ativo. No entanto, eles acabaram acumulando fortes perdas com a pandemia da Covid-19. E, apesar da sua recuperação recentemente, os fundos continuam em baixa neste ano.

De acordo com um levantamento da fintech consolidadora de investimentos Smartbrain, apenas 50 dos 180 fundos imobiliários negociados na B3 no primeiro semestre registraram retornos positivos. Esse montante representa 27,8% do total, o que é um percentual baixíssimo para o ativo. A propósito, a B3 é a bolsa de valores brasileira.

Mas o que é um fundo imobiliário? Em resumo, é uma modalidade de investimento, cujas pessoas colocam dinheiro em construções de prédios ou condomínios. Quando finalizadas, o rendimento das operações acaba dividido entre todos os que investiram e compraram parte do fundo.

Na verdade, estes ativos funcionam como um aluguel de imóvel. A diferença é que os investidores não precisarão comprar, reformar ou pagar o IPTU do imóvel. O fundo imobiliário pagará o valor que corresponder ao investimento, a depender dos acordos firmados previamente.

Confira mais detalhes do desempenho dos fundos imobiliários

Em suma, o General Shopping e Outlets do Brasil ocupou a primeira posição no ranking do semestre, com uma valorização de 53,87%. Em seguida ficaram o BB Progressivo (34,99%) e o Grupo RCFA (21,31%), que liderou em maio. Estas taxas são bastante atrativas e positivas para o período, mas poucos fundos conseguiram atingi-las.

Vale ressaltar que o mês de junho foi especialmente ruim para os fundos imobiliários, chegando ao fim com os apenas 28% deles conseguindo acumular ganhos. Nesse caso, somente 55 dos 198 fundos subiram no mês. Aliás, a diferença para maio foi bem grande, mas isso aconteceu porque houve uma disparada nos ativos negociados na B3.

A saber, 77 de 128 fundos imobiliários conseguiram resultados positivos nos cinco primeiros meses de 2021. Com o acréscimo do resultado de junho, esse número caiu para 50, enquanto a quantidade de ativos negociados na bolsa brasileira disparou para 198. Por isso que o resultado semestral ficou tão ruim.

Leia Mais: Fundos imobiliários: tudo o que você precisa saber para começar a investir

Ruan Samarone

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

50 minutos ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago