A Anvisa soltou mais um alerta, dessa vez sobre a Candida auris no Brasil. Afinal, a emergência de organismos multirresistentes é considerada uma ameaça à saúde global. Isso é o que informa a Organização Mundial de Saúde. Apesar de bactérias serem a principal preocupação, outros organismos patogênicos também vêm ganhando espaço.
Dentro desse cenário, casos de infecção pelo organismo são de especial importância devido ao seu perfil único de suscetibilidade. Ou seja, que confere resistência a diversas classes de antifúngicos, e seu potencial de causar surtos em ambientes hospitalares.
Reprodução: Images/iStockphoto
Em dezembro de 2021, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, confirmou o segundo caso de isolamento de Candida auris no Brasil. O primeiro caso foi identificado em dezembro de 2020, em cultura de ponta de cateter de um paciente internado em UTI em um hospital de Salvador (BA). Esse caso foi relacionado ao primeiro surto por esse fungo no país, resultando em 15 casos, com 2 óbitos. Agora, novamente o fungo foi identificado em amostra clínica, dessa vez urina, em um paciente de 88 anos internado em um hospital também de Salvador.
Diferente de outras espécies de Candida, Candida auris apresenta algumas características que a tornam um organismo de interesse. Dentre elas, destacam-se:
Diante da identificação do segundo caso de Candida auris no país, a Anvisa reforça algumas recomendações para os serviços de saúde e para os laboratórios de microbiologia. São eles:
Isolados, os suspeitos de Candida auris devem ser enviados para a Rede Nacional para identificação da bactéria em serviços de saúde brasileiros para confirmação. Preenchem os critérios para envio, isolados de Candida não albicans com identificação fenotípica suspeita ou identificados como C. auris por espectrometria de massa MALDI-TOF.
Devem ser encaminhados os isolados provenientes de sangue, urina, ponta de cateter vascular, lavado broncoalveolar, abscessos intracavitários e secreção de ferida cirúrgica.
Como medidas a serem tomadas na unidade de saúde, medidas de prevenção de IRAS devem ser implementadas e reforçadas, com especial atenção a:
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…