André Janones desiste da candidatura à presidência para apoiar Lula

A chance da desistência já vinha sendo ventilada desde a semana passada, mas se concretizou após um encontro entre Lula e André Janones

0

O deputado federal André Janones (Avante) desistiu oficialmente de sua candidatura à presidência da República nesta quinta-feira (04). O motivo: ele irá apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que hoje lidera as pesquisas de intenções de votos, a frente de seu maior rival político, o atual chefe do Executivo Jair Bolsonaro (PL).

A chance da desistência já vinha sendo ventilada desde a semana passada, mas se concretizou após um encontro entre Lula e André Janones nesta quinta, em São Paulo. De acordo com a jornalista da “Globo News”, Ana Flor, o deputado quer que seu partido anuncie oficialmente sua adesão à chapa presidencial encabeçada pelo PT.

Ainda segundo a jornalista, no encontro desta quinta, Lula prometeu que André Janones será integrado ao núcleo de redes sociais da campanha do petista. O deputado entende do assunto, tendo obtido grande parte de sua popularidade em 2018, quando realizou transmissões ao vivo durante a greve dos caminhoneiros.

A importância do apoio

Conforme a última pesquisa do instituto DataFolha, André Janones soma 1% das intenções de votos. O número é infinitamente menor do que os líderes do levantamento: Lula e Bolsonaro, que somam respectivamente 47% e 29% das intenções de votos para as eleições marcadas para acontecer em outubro.

Apesar de pouca, a porcentagem é de suma importância para Lula, que pretende vencer as eleições ainda no primeiro turno. Conforme publicou o Brasil123, os levantamentos mostram que a disputa entre o petista e Bolsonaro deve ir para a segunda etapa. Todavia, com foco em angariar apoio de outros partidos, o ex-presidente tem tentado convencer que o melhor é que as legendas o apoiem para vencer logo no primeiro turno.

Nos últimos dias, Lula tentava convencer André Janones e Luciano Bivar (União Brasil) a desistirem de suas candidaturas. De fato, os dois desistiram. Todavia, somente o primeiro vai apoiar o petista. Isso porque o União Brasil, de Luciano Bivar, anunciou uma substituta para o lugar do político: a senadora Soraya Thronicke.

Além disso, o partido já vinha indicando que vai optar pela neutralidade, visto que tem interesses distintos em cada estado, pois alguns são pró-Bolsonaro e outros pró-Lula. Apesar disso, em caso de segundo turno, o partido voltará a receber pedidos de apoio, visto que a legenda é importante, dentre outros motivos, pelo fato de ser a detentora da maior fatia do fundo eleitoral e do tempo de propaganda eleitoral na TV e no rádio.

Andre Janones e Lula
André Janones desiste de sua candidatura para apoiar Lula. (Foto: reprodução)

Aproximação de Lula e André Janones

Esse começo de relação entre André Janones e Lula começou na quinta-feira (28) passada, quando o petista respondeu uma publicação do deputado federal no Twitter propondo um encontro entre os dois. “Convite aceito. Vamos conversar”, disse o parlamentar. Em seguida, Lula disse: “Vou te ligar”.

O comentário do ex-presidente foi em uma publicação em que André Janones explicou que tinha o sonho de ser presidente para “mudar a vida das pessoas” que passam fome no país e garantir o pagamento de um auxílio permanente. Além disso, ele afirmou que pretendia “defender a democracia brasileira, que hoje corre risco” ao assumir o posto.

Leia também: Gilberto Kassab vê aumentar as chances de Lula ganhar no 1º turno

5/5 - (1 vote)

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.