Amplos debates serão feitos por Biden e Bolsonaro na Cúpula das Américas

As primeiras conversas formais entre o presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente Jair Bolsonaro, irão ocorrer na Cúpula das Américas, que acontecerá de 6 a 10 de junho em Los Angeles, reunindo líderes de todo o continente para discutir uma ampla gama de questões, incluindo insegurança alimentar, mudanças climáticas e recuperação da pandemia.

Entenda o caso

Após sugerir que poderia não participar da cúpula, Bolsonaro disse na semana passada que compareceria e conheceria Biden nos bastidores, mesmo quando chamou o relacionamento do Brasil com os Estados Unidos de “congelado” desde que Biden assumiu o cargo em janeiro de 2021. 

Para que Bolsonaro aceitasse, Biden teve que enviar seu assessor especial, o ex-senador Chris Dodd, ao Brasil na semana passada para persuadir Bolsonaro a participar da cúpula. Para o presidente americano a participação de todos os líderes mundiais seriam importantes, tendo em vista que esta seria a primeira vez que os Estados Unidos sediaram desde a reunião inaugural em 1994. Além disso, a presença de Bolsonaro garantiu que o país mais populoso da América Latina participe da Cúpula das Américas, com Washington buscando reafirmar a influência dos EUA no Brasil.

Relação entre os presidentes

Importante destacar que Bolsonaro é um dos admiradores do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, um dos últimos líderes mundiais a admitir a derrota de Trump nas eleições de 2020. No entanto, de acordo com  Juan Gonzalez,  principal conselheiro de Joe Biden para a América Latina, o presidente americano usará a cúpula como uma oportunidade para conhecer os líderes dos países e “avançar em objetivos comuns”, como prosperidade econômica, mudanças climáticas, crise migratória e pandemia da covid-19.

Em contrapartida, de acordo com Juan Gonzalez, através da cúpula,  Biden terá a oportunidade para se reunir com líderes e “avançar em objetivos comuns”, como prosperidade econômica, mudanças climáticas, crise de imigração e pandemia de Covid-19.

Bolsonaro e eleições

Em entrevista, Gonzalez foi questionado se Biden expressa preocupação com os apontamentos de Bolsonaro sobre o sistema eleitoral brasileiro. Ele disse apenas que os EUA têm “confiança de que o sistema eleitoral do Brasil provou ser forte”.

Além disso, Elizabeth Bagley, embaixadora dos EUA no Brasil, comentou sobre o caso, afirmando: “O Brasil é uma democracia. Eles têm instituições democráticas, têm um sistema eleitoral democrático, um Judiciário e um Legislativo independentes. Têm liberdade de expressão, assembleias. Eles têm todas as instituições democráticas que precisam para promover eleições livres e justas”.

Importante destacar que o judiciário e outros especialistas brasileiros rejeitaram a alegação de Bolsonaro, acusando o presidente de tentar semear dúvidas antes das eleições de outubro no Brasil para questionar o resultado, semelhante à representação do ex-presidente dos EUA, Donald Trump. Atualmente, Bolsonaro está enfrentando um duro desafio com seu adversário, o ex-presidente de esquerda Luiz Inácio Lula da Silva, que, de acordo com pesquisas recentes, possui uma vantagem considerável na corrida presidencial

João Belarmindo

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

55 minutos ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago