AMD compra mira comprar a concorrente no mercado de chips Xilinx por 35 bilhões de dólares

0

A designer de semicondutores Advanced Micro Devices (AMD) disse na terça-feira que compraria a Xilinx em um negócio de 35 bilhões de dólares em ações, intensificando sua batalha com a Intel no mercado de chips de data center.

O negócio, que a AMD espera fechar no final de 2021, criará uma empresa combinada com 13.000 engenheiros e uma estratégia de fabricação totalmente terceirizada que depende fortemente da Taiwan Semiconductor Manufacturing.

 

Rivalizando a Intel

 

As duas empresas americanas se beneficiaram de uma abordagem mais ágil para obter participação de mercado da Intel, que tem lutado com a fabricação interna.

A AMD tem sido há muito tempo a principal rival da Intel para unidades centrais de processamento (CPUs) no negócio de computadores pessoais.

Desde que a Chefe Executiva Lisa Su assumiu o controle da AMD em 2014, ela tem se concentrado em desafiar a Intel nos negócios em rápido crescimento dos centros de dados que alimentam aplicações e serviços baseados na Internet e estão alimentando o crescimento da inteligência artificial e das redes de telecomunicações da quinta geração.

A Xilinx também tem trabalhado para penetrar nos centros de dados com processadores programáveis que ajudam a acelerar tarefas especializadas, como a compressão de vídeos ou o fornecimento de criptografia digital.

 

Concorrente local

 

Seu principal rival na área, a Altera, foi adquirida pela Intel por 16,7 bilhões de dólares em 2015 no que foi o maior negócio da Intel na época.

“Há algumas áreas onde somos muito fortes e poderemos acelerar a adoção de parte da família de produtos Xilinx”, disse Su à imprensa em uma entrevista.

“E há algumas áreas onde (CEO da Xilinx) Victor (Peng) é muito forte, e acreditamos que seremos capazes de acelerar alguns dos produtos AMD para esses mercados”.

O empate vem em um momento em que a tecnologia de fabricação da Intel ficou anos atrás da TSMC. A AMD, que saiu de suas fábricas há quase uma década atrás, tem se lançado à frente da Intel com chips que têm melhor desempenho.

Avalie o Artigo:

Está "bombando" na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.