Alimentos que previnem um ataque cardíaco

0

O tratamento para o ataque cardíaco melhorou com o passar dos anos, mas o problema ainda pode ser fatal. Portanto, não dá para correr riscos: o melhor é fazer tudo o que puder para se prevenir. A princípio, quando se trata da prevenção, a resposta está no estilo de vida. Hoje, vamos falar do papel dos alimentos na prevenção do enfarte agudo do miocárdio, ou, simplesmente, ataque cardíaco.

Nesse sentido, conheça os alimentos que, segundo a ciência, diminuem os riscos de desenvolver um ataque cardíaco e auxiliam a melhorar a saúde cardiovascular.

Alimentos que previnem um ataque cardíaco

Peixes gordos (salmão, sardinha e atum)

São ricos em ômega-3 e ajudam a diminuir a inflamação do organismo.

Aveia

Os benefícios da aveia incluem o auxílio à diminuição dos níveis de colesterol.

Frutas vermelhas (frutas silvestres)

Podem colaborar com a diminuição da pressão arterial e com a dilatação dos vasos, favorecendo a boa passagem do sangue, e possuem muitas fibras.

Chocolate amargo (no mínimo 70% de cacau)

Ajuda a amenizar o estresse, a melhorar os níveis de pressão arterial e a relaxar os vasos.

Nozes e oleaginosas

São compostas por quantidades altas de antioxidantes e vitamina E. Nesse sentido, os antioxidantes bloqueiam parte dos danos provocados pelos radicais livres, que podem favorecer o desenvolvimento de doença no coração.

Azeite de oliva extra virgem

É conhecido por contribuir com a diminuição do risco de doenças cardíacas. Além disso, também apresenta grande quantidade de ômega-9, uma gordura saudável para o coração.

Outros exemplos

  • Chá verde: uma ótima bebida para o coração, devido aos seus antioxidantes e compostos bioativos.
  • Vegetais crucíferos: são muito ricos em fibras e em antioxidantes. Ao mesmo tempo, possuem bem poucas gorduras e calorias.
  • Abacate: é rico em gorduras monoinsaturadas, que são bastante saudáveis para o coração. Também apresenta uma quantidade elevada de fibras. Além disso, é muito bom para contribuir com a saciedade e, consequentemente, com o controle do apetite.
  • Alho: o rei dos temperos culinários pode auxiliar a dilatação dos vasos sanguíneos a melhorar a pressão arterial e o fluxo sanguíneo. Aliás, o truque é amassar o alimento e esperar 15 minutos para utilizá-lo.

Por fim, veja também: Como perder peso comendo aveia? Quais os benefícios?

Veja Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.