Alimentos com sódio em excesso

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Sabemos que o excesso de sódio na dieta é considerado um fator de risco de problemas como hipertensão e diabetes. Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo diário de 5g de sódio (equivale a uma colher de chá).

Assim como os demais minerais, o sódio conta com uma série de benefícios para a saúde – como aumento da energia, fortalecimento dos músculos e até um maior equilíbrio no ritmo cardíaco. No entanto, precisa ser consumido com bastante cautela para que não acabe trazendo efeitos negativos para o organismo. Em excesso, o sódio pode ter um efeito reverso e causar hipertensão e complicações no sistema cardiovascular, ossos e rins.

O aumento na pressão arterial ocorre porque o excesso do mineral no organismo estimula a retenção de água, e consequentemente, a elevação da pressão arterial. Além disso, altas doses do sódio também estão associadas ao aumento dos riscos de AVC.

Exemplos de alimentos com alto teor de sódio

  • Salsicha
  • Mortadela
  • Pão francês
  • Caldo de galinha
  • Macarrão instantâneo
  • Gorgonzola
  • Molho de soja
  • Queijo ralado
  • Bacalhau
  • Azeitona em conserva
  • Salame

Os famosos temperos prontos

Os condimentos comercializados em sachês ou caldos em cubos/tabletes de vários sabores, temperos em pastas, amaciantes de carnes e molhos prontos são considerados alimentos ultraprocessados.

Além do excesso de sódio, eles são repletos de aditivos prejudiciais, como glutamato monossódico, para realçar o sabor, espessantes ou estabilizantes, acidulantes, aromatizantes e conservantes artificiais, gordura e até açúcar. Esses produtos podem trazer riscos ao organismo, especialmente daqueles que fazem uso frequente.

Alternativa

As ervas e especiarias secas também possuem esse benefício, que o tempero industrial não consegue proporcionar. Para quem não tem um tempinho para abastecer a geladeira com ingredientes frescos, uma alternativa é ter os temperos secos armazenados, pois eles são um trunfo no dia a dia, além de possuírem uma grande durabilidade

Fique de olho aberto nos rótulos e evite comida industrializada/processada. Quais destes alimentos você ainda consume muito?

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