Alguns tabus sobre o emagrecimento

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Quando se trata de perda de peso, parece que todo mundo sempre tem uma ideia, conselho ou dica infalível para dar. Mas por melhor que seja a intenção da pessoa, algumas dicas podem não ser boas. Portanto, resolvemos trazer  exemplos de mentiras sobre emagrecimento nas quais você não deve acreditar.

Tabus sobre o emagrecimento

“Você só emagrece se consumir pouquíssimas calorias”

O ideal é escolher uma alimentação equilibrada e nutritiva. Embora o caminho possa ser mais longo, ele é bem mais eficiente e saudável.

“Todo carboidrato engorda”

Os carboidratos podem sim fazer parte de uma reeducação alimentar para emagrecer, mas é preciso certificar-se de escolher boas opções de carboidratos. Ou seja, aquelas que contêm um menor índice glicêmico. Por exemplo, batata doce, aveia, quinoa, lentilha, feijão e outras leguminosas e grão-de-bico. Já o grupo dos carboidratos ruins para a dieta inclui: arroz branco, pão branco e macarrão branco.

“Toda gordura faz mal e engorda”

Realmente, existem gorduras ruins que são prejudiciais à saúde, como as gorduras saturadas e as gorduras trans presentes nas peles dos animais, frituras e alimentos muito processados.

Mas também existem as gorduras boas e saudáveis. Por exemplo, as gorduras monoinsaturadas, as gorduras polinsaturadas e o ômega-3, que ajuda a mobilizar mais gorduras e diminuir a inflamação no organismo.

Esses podem aparecer na dieta de quem deseja emagrecer, até porque também ajudam a saciar. Mas é preciso consumi-los em porções moderadas, para não exceder na ingestão de calorias.

“Você só emagrece com muita atividade física”

Os exercícios físicos ajudam a queimar mais calorias, o que auxilia no emagrecimento. Mas, sem a companhia de uma dieta saudável com foco na perda de peso, os exercícios não dão conta do recado. Se você não pode ou não quer fazer exercícios, consulte um médico e um nutricionista. O acompanhamento profissional é essencial para encontrar um método saudável para o seu caso.

“Só existe uma forma de emagrecer”

Há várias abordagens, estratégias e dietas que podem levar alguém a perder peso. Aquilo que funciona para uma pessoa pode não dar certo para a outra e vice-versa.

Por fim, veja também: Coronavírus: emagrecer ou engordar durante a quarentena?

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