As pessoas estão fazendo casas com cada vez mais tomadas, afinal, a utilização de eletrônicos e eletrodomésticos está crescendo de uma foram progressiva e não irá parar tão cedo. Hoje, é comum encontrar várias tomadas em uma única parede em um cômodo de uma casa, sendo que todas as paredes podem possuir tomadas. Isso torna a vida muito mais prática, pois não é preciso sair procurando tomadas pela casa. Mas você deve tomar estes cuidados com tomadas em casa.
Ao ter criança em casa, os cuidados com as tomadas devem ser redobrados, pois os pequenos podem se acidentar. A curiosidade das crianças é muito aguçada, e como elas veem os adultos colocando os cabos na tomada, acreditam que podem inserir qualquer objeto dentro daqueles pequenos buraquinhos, e isso é um perigo. Afinal, se elas inserirem objetos que carregam tensão elétrica, podem sofrer um choque elétrico, o que é um perigo.
Existem alguns requisitos que deve observar antes de comprar as tomadas em sua casa. Primeiro, é necessário estar atento à certificação do item, depois é necessário investir sem segurança, analisar a capacidade elétrica, o isolamento e ficar atentos aos plugues que contêm 3 pinos.
Eletricidade não é brincadeira. Portanto, antes de qualquer coisa é fundamental analisar a procedência das tomadas. Analise a qualidade de todos os componentes de suas tomadas, cabos e plugues, para garantir uma maior segurança. A melhor maneira de garantir que um produto possui uma boa qualidade é buscar pela certificação do INMETRO. Pois isso significa que o órgão testou e aprovou o produto após inúmeras provas de segurança.
Existem alguns dispositivos de segurança que pode colocar ao longo da rede elétrica da casa a fim de evitar a ocorrência de sobrecargas, choques e outros problemas. Esses dispositivos são: DR, DPS e disjuntor. O primeiro faz com que a rede desligue caso haja fugas de corrente de intensidade baixa. Já o segundo realiza a detecção de sobretensões que duram pouco tempo, desviando as correntes para a terra. O disjuntor, por sua vez, protege toda a instalação e desliga quando a instalação está sobrecarregada ou em curto.
As tomadas possuem uma capacidade elétrica máxima que deve observar com atenção. Por isso, é fundamental analisar se a tomada possui compatibilidade com a amperagem do acessório.
Os plugues com três pinos estão cada vez mais presentes nos eletrodomésticos e eletrônicos, por isso, causam dúvidas em algumas pessoas. A verdade é que quando um eletrônico possui três pinos, ele deve conectá-lo a uma tomada que também possua três furinhos. Algumas pessoas realizam o corte do furo do meio quando não possuem tomadas de três furos em casa, mas isso pode ser muito perigoso, por fazer com que você altere como o eletrônico recebe a descarga elétrica.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…